Asun além da loja física: rede tem pacote de novidades no front digital

Rede gaúcha terá aplicativo para reforçar e-commerce e uso do Pix para pagar e sacar

Por Patrícia Comunello

Luiza atua diretamente nas ações da frente online da rede gaúcha
A coluna já informou sobre a volta do Asun a Tramandaí, 12 anos depois de a bandeira fechar sua filial - a loja foi aberta no dia 26 de janeiro -, e mais três supermercados a serem abertos até 2023. Este é o front físico da quinta maior rede de autosserviço do Estado. Preparem-se para novidades no braço online e na boca do caixa.
Para detalhar o que vem por aí, a fonte é Luiza Ortiz, filha de Antonio Ortiz Romacho, diretor da rede.
“Sobre as ações do digital, fala com a Luiza”, disse Ortiz, à coluna. Luiza tem 25 anos, cuida das redes sociais do Asun - “sou assistente de marketing digital” -, e está megaligada nos movimentos que vão turbinar a operação digital.
Primeira medida: até fevereiro, os caixas das lojas vão passar a aceitar pagamento e saques com Pix, que já está habilitado para o meio de pagamento. Luiza buscou mais detalhes com a área de tecnologia da informação (TI), que deu a resposta: troco digital e pagamento com Pix vão ser possíveis até o Carnaval, mas vão exigir paciência dos clientes, pois a operação demora mais.
“Leva 20 segundos, ante um segundo com cartão. Tudo vai depender da rede do celular e resposta do banco do cliente”, diz Antonio Martins, gerente de TI.
Nas compras online, duas mudanças. O pagamento com cartão deve ser aceito em abril e, em agosto, com Pix. O aplicativo para compras estreará até abril e promete lista de compras personalizada e outras customizações. Luiza explica que tudo vai seguir as autorizações do cliente, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O Asun tem todos os motivos para investir no canal online: o tíquete médio da compra no digital é, em média, quatro vezes maior do que o da ida física ao súper. E o que os consumidores mais pedem pelo site? Anota aí: leite, refrigerantes, água mineral, cervejas, hortaliças, legumes, frutas, arroz branco, creme de leite e leite condensado.