Estereótipos na publicidade: até quando?

Muito interessante a pesquisa realizada pela 65|10, a pedido do Facebook, sobre os estereótipos na publicidade brasileira

Por

Muito interessante a pesquisa realizada pela 65|10, a pedido do Facebook, sobre os estereótipos na publicidade brasileira. Ela só enfatiza o quanto as marcas perdem - achando que estão ganhando -, ao insistirem no uso de imagens que nem sempre são projeções de uma população tão diversa quanto a nossa. Ali, na ótica de especialistas, figuram a "super mulher" e a "mulher perfeita", além da "mulher objeto", bem como "as lésbicas hiperssexualizadas ou masculinizadas", "o provedor", "o macho perfeito", "o gay afeminado" e "a gorda engraçada". Porém, no total, foram identificados 38 estereótipos. Esse tema foi abordado em Coletiva.net, onde há mais informações, sob o titulo "Em estudo, 38 estereótipos são identificados em peças e campanhas publicitárias".

Primeira movimentações

Acreditem, o maior evento de inovação do mundo já começou a movimentar sua próxima edição, a de 2020. O SXSW divulgou os primeiros nomes confirmados para palestrar em Austin, no Texas, ano que vem. Marcado para o período de 13 a 22 de março, estão confirmados no evento Reggie Fils-Aimé, ex-presidente da Nintendo of America e atualmente sócio e gerente da empresa de aceleração Brentwood Growth Partners; e Kim Gordon, artista musical que é um dos membros fundadores da banda Sonic Youth. Eles abordarão temas referentes à plataforma de Conervegence e à indústria musical, respectivamente.

Dia de Pyr Marcondes

O diretor-geral do site Meio & Mesangem, Pyr Marcondes, esteve em Porto Alegre na última semana, quando conversou com o mercado publicitário em duas oportunidades. Além da palestra promovida pelo Grupo de Atendimento a Veículos (GAV-RS) na parte da noite, o Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS) foi o cenário de uma descontraída conversa entre o executivo e representantes de entidades da Comunicação gaúcha. Durante o almoço, Pyr elogiou a disponibilidade dos presentes em se unirem em favor da Propaganda - segundo ele, no centro do País, esta é uma situação raríssima. Entre muita troca de ideia, o executivo ressaltou o quanto a Comunicação já mudou e a necessidade urgente de transformações reais. "Quem ainda não entendeu e não busca adaptação, está fadado a ficar para trás", garantiu.

PARCEIROS

Nova sede é a última aposta da Agência Quater,que agora passa a operar na Rua Mostardeiro, 777, sala 1401, bairro Moinhos de Vento. A empresa de publicidade faz parte, então, do ecossistema do Flowork, e a decisão faz parte dos processos de reposicionamento da marca. Segundo Rodrigo Schmidt, CEO e head de Novos Negócios da organização, a novidade tem um significado especial neste final de ano. "Começamos a preparar nosso 2020 a partir dessa mudança. Adotamos uma região de Porto Alegre que é estratégica e um local propício para ampliar o networking, como é o Flowork", pontuou Schmidt.

GENTE

Pâmela Rosa é a nova sócia da Batuca, agência de publicidade. Ela, que era coordenadora de Criação, passa a atuar ao lado de André Lima e Helena Ben. A mudança no quadro societário se deu com a chegada de quatro novas contas: Unimed Nordeste-RS, Eccel Engenharia, a rede de chocolates Lugano e a campanha de verão de Água da Pedra. Pâmela está em sua segunda passagem pela agência, onde começou a trabalhar em 2013, mas fez uma pausa para se dedicar ao mestrado em Design na Ufrgs. Após os dois anos de estudos, retornou para o setor de planejamento da agência.

AGÊNCIAS

  • SPR reposiciona a Artecola, de Campo Bom. Com a campanha 'O que você quer transformar?' (acima), a agência busca evidenciar o lado humano da química, gerando mais conexões e proximidade com os clientes.
  • DEBRITO assina ação ''Evite copo descartável: tome essa atitude' para a Companhia Athlética, que deixa de disponibilizar recipientes plásticos em seus bebedouros.

PERFIL

Natural de Cachoeira do Sul, Glafira Furtado (foto) se mudou para Porto Alegre aos 18 anos de idade para ir atrás do sonho e da independência. Tímida, escolheu o caminho da Comunicação para trilhar, como um desafio para enfrentar a inibição. E lá se vão 25 anos dentro da sala de aula, onde, como professora, encontrou sua realização.