O sol por testemunha

Por

PG3- O sol por testemunha
Engraxates veteranos da Praça da Alfândega, nas proximidades do prédio da Caixa, seu Paulo e dona Vera tem um pequeno probleminha com o sol. Os assentos das cadeiras esquentam e os potenciais clientes não gostam de fritar os países baixos. Então, fazem um apelo a quem interessar possa: dois guarda-sóis. Pode ter propaganda, sem problemas.

A medalha do Gringo

Mais do que a honraria da Medalha do Mérito Farropuilha, o evento que homenageou o ex-governador José Ivo Sartori (MDB), na terça-feira na Assembleia Legislativa, mostrou que ele está no páreo da disputa em 2022. Não só pelas presenças políticas, mas também pelas falas. Em resumo, se quiser, pode ser o candidato do MDB ao Palácio Piratini.

Feito inédito

A questão é querer. Seria um feito inédito, concorrer três vezes seguidas ao Piratini pelo MDB - 2014, 2018 e 2022. É verdade que o partido lançou candidato nas 10 disputas desde a redemocratização. Mas foram duas chances para cada um: Sartori, Pedro Simon, Antonio Britto, Germano Rigotto e José Fogaça.

Opções

A definição do candidato do MDB ao governo do Estado sai em dezembro. E, se Sartori não quiser, o presidente do MDB no Rio Grande do Sul, deputado federal Alceu Moreira, está fardado para a disputa. O parlamentar não nega o deseja de concorrer ao Piratini em 2022. Corre por fora o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza.

Largada socialista

Enquanto outras siglas ainda devem decidir qual nome será o candidato para sentar na cadeira 1 do Palácio Piratini, o socialista histórico Beto Albuquerque parece ser consenso no PSB para disputar a eleição ao governo do Estado em 2022.

PCC multinacional

O Ministério da Justiça está alerta com a onda de crimes e assassinatos na fronteira entre o Brasil e o Paraguai na cidade de Pedro Juan Caballero, que seriam obras do PCC e que podem adentrar o Brasil por Ponta Porã (MS). Como sempre, é guerra entre facções pelo domínio do tráfico de drogas, sempre elas.

Por falar em drogas...

...há tempos, a Brigada Militar constatou que 85% dos crimes e assassinatos da Região Metropolitana de Porto Alegre envolviam drogas direta ou indiretamente. Se alguma coisa mudou de lá para cá, deve ter sido o aumento do percentual.

Gentil oferecimento

A Controladoria-Geral do Município (CGM) de Porto Alegre recebeu R$ 194,2 mil para compra de computadores e outros equipamentos de informática. O recurso foi destinado pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB) por meio de duas emendas impositivas ao orçamento municipal.

Parece um guri

Um guri que acaba de completar 100 anos. Domingos Galina, natural de Tuparendi, causaria espanto nos nutricionistas e defensores da comida saudável. Café da manhã: poina, queijo, salame, mortadela, polenta, fortaia. Almoço: arroz, feijão, churrasco (carne gorda), sopa, lentilha, feijoada, peixe, cebola, saladas, gosta de sal na comida, um cálice de vinho colonial. Janta: sobras do almoço, conta o jornalista Vilson Winkler.
 

Pequenos municípios

Subcomissão especial da Câmara dos Deputados que vai analisar as consequências da extinção de pequenos municípios, foi instalada ontem em Brasília. O presidente será o deputado federal gaúcho Heitor Schuch (PSB), e a relatora a também gaúcha Fernanda Melchionna (PSOL), que terá prazo até o final de dezembro para entregar suas conclusões e recomendações.

Do quartel ao café

Cafés especiais, eis um nicho que não para de crescer por estas e outras bandas. Quem entra nessa brecha é a franquia mineira Cheirin Bão, com loja na avenida Osvaldo Aranha. A curiosidade é o dono, o coronel da reserva Marcus Bastos. Matéria completa no site do GeraçãoE.

Os cem mil

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre atingiu nesta semana a marca de 100 mil testes de Covid-19 realizados pelo método RT-PCR, considerado o padrão ouro para o diagnóstico da doença, destaca o chefe do Laboratório de Biologia Molecular da instituição, Alessandro Pasqualotto.