Tempos de 'ufa!'

Por

pg3 Idosas celebram a vacinca em Sapucaia do Sul
Esta cena se repete depois que idosos são vacinados. É uma explosão de alegria e alívio, compartilhada pelos familiares que temiam que o vírus chegasse antes. Eles também ligam para vizinhos e amigos para contar a boa nova. A imagem mostra as amigas Maria do Carmo Rodrigues e Bernadete Gallego Rodrigues, de Sapucaia do Sul.

Papo de elevador

Desapareceu. Antes da pandemia, o gatilho mais comum era falar do tempo & temperatura, especialmente sobre os erros de alguns institutos. Mesmo que a ventilação, aberturas e uso de máscaras diminua consideravelmente os riscos, tem passageiro que não respira durante a viagem no elevador. Ou tenta.

Gari, profissão perigo

O vereador Airto Ferronato (PSB) encaminhou pedido ao prefeito da Capital, Sebastião Melo (MDB), para que garis sejam incluídos no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. O parlamentar explica que embora não sejam profissionais da saúde, os garis têm contato direto com resíduos contaminados pelo coronavírus. Até lavar as mãos é complicado. Imaginem uma cidade sem eles.

'Extranhas' palavras

O vereador de Porto Alegre Alexandre Bobadra (PSL) protocolou projeto que busca proibir a utilização de pronome neutro em escolas municipais para evitar que se adote linguagem errônea em conteúdos ensinados aos estudantes. Expressões como todEs ou TodXs, por exemplo, não são reconhecidas pelas regras gramaticais. Faz bem o edil. Como disse o mexicano Octavio Paz, Prêmio Nobel de Literatura 1990, a decadência de uma nação começa com a decadência da sua língua.

Algema aberta

Depois de 27 anos, finalmente o Banco Central do Brasil é independente, posta a sanção presidencial. Quer dizer, independente até por aí, porque ainda ficará subordinado ao Conselho Monetário Nacional. É como abrir uma só algema do prisioneiro. Mas em se tratando o Brasil, é o que a casa oferece.

Deserto noturno

Caso a proposta dos secretários estaduais de Saúde de instituir toque de recolher entre 20h e 6h da manhã seja aplicada, vai encontrar a maioria das cidades gaúchas já com pouco movimento neste período. As exceções são as baladas promovidas por irresponsáveis que atraem outros irresponsáveis. Então, paga o justo pelo pecador.

A peste móvel

Até agora, o aumento do número de casos e mortes tem pouco a ver com a variante Manaus, segundo as autoridades médicas. Mas tem tudo a ver com as aglomerações de Natal, Ano Novo e Carnaval. Ok, mas então o período de incubação do vírus aumentou? Pelo menos no Rio Grande do Sul não houve aumento expressivo de casos até dia 25 de janeiro.

A volta ao shopping

Cerca de 73% dos consumidores pesquisados pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) já voltaram a frequentá-los, tendência que deve se confirmar após um afrouxamento das regras. E 90% acham positivas as medidas de segurança adotadas pelos shoppings. A entidade recomenda que seus filiados aprimorem os controles de higiene e informação aos clientes.

Porém...

...o comércio de rua continua sendo o patinho feio do comércio varejista. A primeira cacetada é sempre nele.

A boa e a má

A boa notícia de um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional é a permissão para que estados e municípios comprem suas próprias vacinas. A má é que eles deverão assumir a responsabilidade civil por eventuais efeitos adversos. A questão preocupante é que ninguém sabe o que pode dar errado no longo prazo com vacinas feitas a toque de caixa.

Miúdas

  • QUEM vai explodir mais adiante serão União e estados, e possivelmente a inflação.
  • NÃO tem como bancar indefinidamente os custos da pandemia com a economia travada.
  • BIKES na contramão nas faixas e corredores de ônibus e em calçadas, um flagelo sem solução.
  • OSCAR, Globo de Ouro e Nobel de Literatura, ganha o mais engajado e não o melhor.
  • JUROS vão aumentando em todo o mundo e a Taxa Selic não é bruxa para escapar. Breve aqui.
  • ÀS vezes, só nos restam a risada e a poesia.

A batalha final

A batalha final da humanidade será travada entre os que querem a flexibilização das regras de isolamento e os que querem que tudo fique fechado, de preferência para sempre.