Muito além do jardim

Por

estátuas renovadas - Moinhos de Vento
A revitalização dos jardins da Hidráulica Moinhos de Vento deu destaque para as estátuas que representam os afluentes do Guaíba, outrora espalhadas pela Praça São Sebastião, defronte ao Colégio Rosário. Ainda bem, porque, ou seriam roubadas, ou destroçadas pelos vândalos. Ô cidade triste essa nossa! Quanta beleza não pode ser mostrada por causa dos ladrões e larápios.

Ao natural

Amiga da página que mora em Münster, Alemanha, famosa por causa dos seus queijos, conta que o lockdown se faz ao natural, porque o país está enterrado na neve. Não tem como sair de casa.

E os outros?

Tudo bem que profissionais da saúde e, depois deles, os idosos tenham preferência na estratégia da vacinação, mas cabe lembrar que o vírus é mais disseminado por pessoas não idosas, a grande parcela da população ativa. É no ir e vir que a doença se espalha.

A fuga da voz humana I

A voz humana, tal como a conhecemos, está desaparecendo nas relações empresariais de produtos e serviços. Quase tudo é comunicação na língua "tecle". Ela só aparece na hora de vender e desaparece na hora de reclamar. O pior é que defeitos de nascença são cada vez mais comuns. Pior é cancelar um serviço.

A fuga da voz humana II

Acontece todo santo dia, ainda mais agora. Aplicativos de tele entrega ou sites de compras entregam o pedido errado, para a alegria ou tristeza de um terceiro. O irônico é que até na telefonia a voz humana desapareceu, logo nela. É um calvário navegar pelo tortuoso brete do tecle 'esse e aquele número', para acabar onde se começou.

A fuga da voz humana III

Já foi dito aqui: a legislação de defesa do consumidor tem tantas brechas que muitas empresas descobriram o caminho das pedras para burlar a lei. É, mas tem o Procon, as Pequenas Causas, dirão. Só que não. Elas não estão nem aí, sabem que só uma minoria do planeta dos logrados vai atrás. Somos governados por algoritmos.

Perguntinha

Qual país do mundo deu certo tendo 70% de analfabetos funcionais? E qual país do mundo conseguiu piorar a educação durante décadas em vez de melhorá-la?

Silêncio ensurdecedor

A esquerda e críticos do governo Bolsonaro Bandeira deitam falação sobre o atraso na vacinação. Uma deputada federal chegou a dizer, em entrevista, que o Brasil estava na 96a posição no ranking quando, na realidade, estávamos na posição 26 em número de casos por 100 mil habitantes. Hoje, estamos na 17a, logo atrás da China, que fabrica imunizante.

'Oço' duro de roer

Professores de universidade do interior gaúcho se reuniram para avaliar o deplorável desenvolvimento de raciocínio dos alunos. Um deles perguntou como era possível um aluno do oitavo semestre escrever "oço". Uma colega de Porto Alegre contou que até mesmo pré-doutorado o nível está baixando perigosamente.

Nova campanha

A nova campanha da Vero - rede de pagamentos do Banrisul - aposta na empatia com o empreendedor que se vira para fazer acontecer mesmo em cenários de adversidades. Com o conceito Vero - a Solução Completa para o Seu Negócio, a campanha foi desenvolvida pela agência Matriz.

A fervura do sopão I

O intrincado jogo do poder, batalha violenta que se trava explícita para vencer a guerra de 2022, a presidência do Brasil, parece a fervura de um sopão, em que ora sobe um ingrediente, ora outro. Mesmo mal nas pesquisas, o que significa nada no momento, o governador paulista João Doria é um deles, e seu melhor cabo eleitoral é a vacina por conta própria.

A fervura do sopão II

Doria tem vários ingredientes-colegas. O mais novo a ser adicionado é o governador Eduardo Leite, sabiamente adepto do ditado Deus ajuda quem cedo madruga. O Rio Grande do Sul é um player histórico na política, mas precisa ser iluminado com holofotes presidenciais para ter visibilidade. Além dele, pode ser que Luiza 'Magazine Luiza' tenha luz própria e se candidate se seu front de vacinação empresarial der certo.

Miúdas

  • AI QUE preguiça! O ano não começa depois do Carnaval, começa na semana depois do Carnaval.
  • ADIANTA lavar a máscara e secá-la ao ar livre cheio de coronavírus?
  • CAMELÔS da Rua da Praia e transversais continuam lotando as calçadas.
  • COMÉRCIO formal e transeuntes que se explodam.
  • POR QUE insistem em dizer que a invermectina não tem comprovação científica quando vermífugos tem ação antivírus conhecida há mais de 100 anos?
  • NO Brasil, velho é sinônimo de inútil quando deveria significar experiência.

Lei da moto

O barulhos de uma moto é inversamente proporcional à potência do motor. Quanto mais mixuruca, maior o ruído.