Lá de fora...

A prefeitura de São Paulo vai permitir a abertura do comércio de rua nesta quarta-feira e os shoppings na quinta

Por

Torre Eiffel e a Esplanada do Trocadero (FILES) This file photo taken on March 28, 2020 shows the Eiffel Tower and the deserted Esplanade du Trocadero in Paris, on the twelfth day of a lockdown aimed at curbing the spread of the COVID-19 (novel coronavirus) in France. - The Eiffel Tower, one of the most visited sites in Paris, will reopen to the public on June 25 more than three months after shuttering in France's coronavirus lockdown, its operators said Tuesday. (Photo by STEPHANE DE SAKUTIN / AFP)
...vêm algumas notícias alvissareiras. A prefeitura de São Paulo vai permitir a abertura do comércio de rua nesta quarta-feira e os shoppings na quinta. Enquanto a paulicéia desvairada tira a tranca do portão, a França vai reabrir a Torre Eiffel para a visitação no dia 25 de junho. Lembrando que o símbolo de Paris recebe mais visitas por mês que o Rio de Janeiro em um ano.

Vistas da cidade

Pessoas bem trajadas pedindo emprego com cartazes mostrando o número do celular é de cortar o coração. No desespero, vale tudo. Mas tem o eterno outro lado. É gente que não se entregas asi no más.
 

Efeito positivo

A foto em questão, na sinaleira da avenida Ipiranga com Silva Só, causou repercussão nas redes sociais. E já tem gente até do exterior querendo ajudar o homem em busca de um trabalho.

Efeito clima...

Durante os primeiros cinco meses do ano, a estiagem predominou e, além disso, a umidade relativa do ar esteve muito baixa. Neste período, no Rio Grande do Sul, a Covid-19 evoluiu de forma bem modesta. A disciplina dos gaúchos ao isolamento era a explicação recorrente.

...efeito umidade

De duas semanas para cá, começou a chover forte no Interior e a umidade, como em Porto Alegre, aumentou a níveis pré-inverno. Talvez não por acaso o número de casos aumentou. Então, foi a abertura mesmo que parcial ou é o efeito clima? Antes do vírus, a superlotação de emergências e UTIs eram recorrentes.

O bafo do dragão

Depois de um índice negativo em maio, de -0,32%, o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) da Fundação Getulio Vargas aqueceu as caldeiras em 1,36% na primeira prévia deste mês. No acumulado de 12 meses, dá 7,11%. É um percentual nada alvissareiro. Como reajuste de salário nem pensar, é mais um prego no caixão do assalariado.

Durma-se com...

A epidemiologista Maria van Kerkhove, da alta direção da OMS, disse que parece ser rara a transmissão do vírus por pacientes assintomáticos. Ora, a ser verdade, derruba toda uma pirâmide de convicções alicerçada desde o início da pandemia. A afirmação não agradou a classe médica. A favor da infectologista da OMS, há um fato público e notório.

...um barulho desses

No início da pandemia, as contaminações em casas de família começaram a ser reportadas. Era e ainda é comum ler ou ouvir que, apesar de uma pessoa ter contraído o vírus, as que viviam ou trabalhavam sob o mesmo teto resultaram incólumes. Todavia, cabe uma indagação: se os especialistas não se entendem, em quem a população vai confiar?

Posse

O juiz federal Rafael Martins Costa Moreira tomou posse como novo presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (Ajufergs). O magistrado, que substitui a ex-presidente Rafaela Santos Martins da Rosa, comandará a entidade pelos próximos dois anos.

O contexto da gripe

Leitor se diz preocupado que a página tenha registrado que o presidente tenha falado em "gripezinha", quando o termo foi usado em contexto mais amplo. O que Jair Bolsonaro falou foi "se eu for contagiado pelo vírus, os sintomas serão semelhantes a uma gripezinha, devido ao meu histórico de atleta". O leitor está certo.

Controle do Mercado

Ainda a propósito da concessão do Mercado Público de Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos aduz que o edital deixa claro que não serão permitidas a exploração comercial de produtos e serviços não característicos de mercado, como vestuários, calçados e produtos eletrônicos. A utilização de carrinhos de compras e franquias de lojas também não serão permitidas, a não ser aquelas originadas em mercados públicos. Bueno, parece bom. Resta aguardar a prática.

Ficha nem tão limpa

Faz 10 anos que foi criada a lei da Ficha Limpa, que só atingiu uma parte do seu objetivo. Digamos que seja uma peneira bem grossa. Começa com a escolha dos candidatos pelos partidos, um processo ligeiramente turvo.