O Parque de Itapuã

Uma ação do governo do Estado poderá atrair mais público aos parques de Itapuã, Itapeva, Turvo, Tainhas e Delta do Jacuí

Por

Parque Estadual do Itapuã
Uma ação do governo do Estado poderá atrair mais público aos parques de Itapuã, Itapeva, Turvo, Tainhas e Delta do Jacuí. A gestão ambiental seguirá com o Estado. O parceiro privado fará a exploração turística do local. E aí, com mais atrações, o público poderá usufruir mais de maravilhas como as praias de Itapuã (foto). Bela iniciativa.
 

E outras belezas

A Secretaria do Meio Ambiente ainda prepara a modelagem da parceria público-privada. Mas novas atrações, como passeios de barco e melhor infraestrutura, certamente, atrairão mais interesse do público em visitar belezas como o Parque do Turvo, este na fronteira com a Argentina. Matéria na página 21.

O fim está próximo

O fim dos cobradores de ônibus é inevitável, por mais que se tente adiar o desenlace. Não só eles, mas também os motoristas correm esse perigo. A tecnologia de veículos autônomos já existe e é apenas uma aceitação maior dos usuários para embarcar em um ônibus, trem ou metrô sem nenhum tripulante. E vai ser rápido. Mesma coisa com os bancários. Restarão apenas cargos de chefia, com uma exceção: o funcionário que ajuda pessoas idosas nos caixas automáticos.

Comissão de frente

A comissão que reúne alguns dos vereadores mais experientes da Câmara Municipal de Porto Alegre é a de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul. Só tem macaco velho que não põe a mão em cumbuca. É composta pelos vereadores Idenir Cecchim (MDB), presidente; João Carlos Nedel (PP), Airto Ferronato (PSB), Moisés Barboza (PSDB) e Valter Nagelstein (MDB).

À mineira

O presidente Jair Bolsonaro disse que a melhor reforma será a aprovada pelo Congresso. Lembra uma saída honrosa mineira no mesmo diapasão: as árvores crescem até a altura que atingem.

O que vem para o bem...

O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), começou a trabalhar na propriedade dos seus pais com 12 anos e deu duro na lida do campo. Com 16, assumiu os negócios e estudou. Se, na época, vigorasse o Estatuto da Criança e Adolescente, provavelmente ele não seria o que é hoje.

...também vem para o mal

Os pais de filhos adolescentes que também já são pais - e como os há, às vezes, com 15 ou 16 anos - precisam sustentar o fruto do ventre desses ainda adolescentes. Mas não podem. O estatuto proíbe. Quem vai pagar a conta: os avós, já sufocados financeiramente.

Golpe da dívida

Os Cartórios de Protesto do Estado alertam para um golpe utilizando o nome de supostos tabeliães ou cartórios de protesto. O golpista telefona ou manda e-mail para vítimas na tentativa de cobrar por alegadas dívidas. A dívida, em alguns casos, até pode ser verídica, a forma de cobrança que não é. Os cartórios de protesto jamais cobram dívidas por e-mail, telefone ou oferecem desconto, alerta Romário Mezzari, presidente do Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul.

Mourão aqui

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), fará visita ao Estado na sexta-feira. Participará de formatura de divisão do Exército em São Leopoldo.

Miúdas

  • DIFÍCIL, mas não impossível, que o coronavírus seja um novo bug do milênio.
  • INIMIGO mesmo é o câncer. O Brasil poderá ter 625 mil novos casos neste ano, informa o Instituto Nacional do Câncer.
  • NEM é "se", mas quanto tempo até alguém morrer atropelado por bicicletas nas calçadas da Capital?
  • SÃO tempos modernos: a cada solução vem, pelo menos, dois problemas decorrentes dela. Caso das bikes.
  • PESQUISA Serasa Experian indica que 98% da população de baixa renda que conhece o Cadastro Positivo pode ajudá-los.
  • A QUESTÃO é saber quantos de baixa renda, média e média alta sabem mente o que é e como usar o Cadastro Positivo.
  • O MAR até pode ser salgado, mas quem está na praia fica de sangue doce.