Então é Natal

Aguns comerciantes ainda mantêm acesa a chama - ou as lâmpadas - para enfeitar calçadas e prédios

Por

pg3 Rua Felix da Cunha com luzes de Natal - fernando albrecht
Mesmo que tenha passado o tempo em que os moradores iluminavam seus prédios e casas com profusão de lâmpadas chinesas baratas e de baixo consumo de eletricidade, alguns comerciantes ainda mantêm acesa a chama - ou as lâmpadas - para enfeitar feericamente calçadas e prédios. É o caso da rua Félix da Cunha, nas proximidades do Shopping Moinhos. Ficou bonito.

A falta que ela fará

A saída, a pedido, da presidente da Carris, Helen Machado, foi uma das maiores perdas da administração Nelson Marchezan Júnior (PSDB). O ideal seria que as prefeituras das cidades grandes tivessem um sistema parlamentarista, com prefeito para funções institucionais e gestores como Helen como primeiro-ministro, para tocar a lojinha. Nos anos 1970, urbanistas já diziam que cidades com mais de 600 mil habitantes não seriam administráveis.

Rendimento negativo I

Com a Selic em 4,5%, adeus rentabilidade da poupança e dos fundos de renda fixa. A poupança vai render abaixo da inflação, projetada em torno de 4% em 2019. Teoricamente, os fundos teriam 0,5% ao ano livres, mas tem a taxa de administração e o imposto. Alguns bancos pagam pouco acima da Taxa Selic, dependendo do valor e do prazo, acima de dois e até cinco anos. É preciso ter uma senhora quantia disponível para viver de renda.

Rendimento negativo II

A poupança clássica está ferrada. Restam os fundos de renda variável que, como diz o nome, têm ganhos variáveis e nem sempre para cima. Quanto à inflação, uma das causas é a expansão da base monetária, a famosa M1 - dinheiro que se tem no bolso e na conta-corrente. A imprensa deixou de lado a M1 (e a M2 e M3), assunto cotidiano nas décadas de 1970 e 1980. Pelo mesmo motivo, transformar dólares em reais tem potencial inflacionário.

Falta de sincronia

Há duas semanas, este trecho da rua Padre Chagas, Moinhos de Vento, foi rasgado para deitar fiação ou cabos de algum empreendimento particular das redondezas. Levaram alguns dias para fechar o valão, que interrompia parcialmente a rua. Só que, na sexta-feira passada, a retroescavadeira entrou novamente em ação NO MESMO trecho. Não tem como a antiga Smov sincronizar essas obras para evitar novos transtornos?

Tempos de cólera...

A propósito da nota de sexta-feira com o título acima, o empresário Dagoberto Lima Godoy diz que o colunista não está sozinho. Arthur Koestler, em seu imperdível livro Jano, recorre às pesquisas no campo neurofisiológico para concluir que "as tênues ligações neurológicas entre o neocórtex e as arcaicas estruturas do cérebro central são aparentemente inadequadas" e seriam a causa "da desordem mental que parece ser endêmica" na espécie humana. O escritor Robert Louis Stevenson já captou essa desordem no livro atualíssimo até hoje Dr Jeckyll e Mr. Hide.

...e autodestruição

Koestler cita alguns sintomas dessa anomalia, diz o ex-presidente da Fiergs, como os onipresentes ritos de sacrifícios humanos, no alvorecer da pré-história; a interminável realização de guerras entre grupos da mesma espécie; a paranoica cisão entre o pensamento racional e as crenças irracionais, baseadas no sentimento; e o contraste entre a genial capacidade humana de conquistar a natureza e a inépcia do homem em resolver seus próprios problemas". Enfim, como já escreveu Dante Alighieri, vós que entrais perdei toda a esperança.

Mudança de paisagem

A Praça da Alfândega, Centro de Porto Alegre, ganhou um atrativo extra com a instalação de cafeterias na ruela ao lado do prédio da Caixa Econômica Federal. Mas o espaço já viveu dias melhores, quando o chafariz na parte central era iluminado à noite e molhava, durante o dia, a estátua do Marechal Osório.
 

Indigência vocabular

O melancólico, no episódio em que Bolsonaro foi duramente criticado por ter chamado a ativista adolescente Greta Thunberg de "pirralha", não foi apenas rotular de ofensivo um termo que não o é. O melancólico foi constatar que o estoque de palavras da população é tão baixo que tiveram que recorrer ao Google para obter o significado, inclusive por profissionais da escrita que, obrigatoriamente, deveriam tê-lo elevado.

A travessia

Nota sobre o aumento de atropelamentos de idosos na Capital gerou um desafio do leitor Milton Telesca Barbosa: "Lhe convido a atravessar em 30s no horário de pico, as três pistas de rolamento mais canteiros divisórios da Osvaldo Aranha com a José Bonifácio. São idosos nos dois sentidos, pessoas com seus pets, outras carregando bicicleta, mães conduzindo criança pela mão". Milton dá um prêmio para quem conseguir.

Miúdas

  • DEZEMBRO é o mês da loucura. Tudo voa e azar de quem estiver na rota. Motoristas de ônibus freiam e aceleram bruscamente.
  • UMA preocupação extra é para quem quer passar a noite do dia 24 fora de casa. Táxis e aplicativos não são suficientes para atender à demanda.
  • COMO o ano passou depressa. É o que mais se ouve por aí. Bem, Einstein já disse que o tempo é relativo.
  • PAIS de filhos em idade escolar são penalizados pela greve do magistério. Adeus, veraneio. Não é justo, definitivamente.
  • INSTITUIÇÃO Amigo Secreto já foi mais forte. É unilateral. Você dava um vinho caro e recebia um par de meias comprado em balaião.
  • OS canalhas são sempre sociáveis. (Arthur Schopenhauer)
     

Finais

VICTOS Alimentos e Logística inaugura hoje, na Ceasa, sua primeira filial com novo conceito no segmento de distribuição de hortifrúti. RODRIGO Sisnandes Pereria, presidente da Fundação Família Previdência, foi eleito para a diretoria-executiva da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. ARLEI Roberto Krüger (Sementes Roos), de Não-Me-Toque, foi reeleito presidente da Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas RS.