A roda dos sábados

Todo mundo é cordial num sábado de manhã, e as rodas de cafezinho espalhadas pela Capital são prova desse estado de espírit

Por

pg3 Turma dos sábados do Café do Porto - fernando albrecht
Todo mundo é cordial num sábado de manhã, e as rodas de cafezinho espalhadas pela Capital são prova desse estado de espírito. Só quem não curte esse clima é quem está de plantão em algum serviço. A imagem mostra um grupo de empresários que bate ponto por volta das 11h dos sábados no Café do Porto, na rua Padre Chagas. Já se falou de tudo sobre o café, mas, às vezes, se esquece o que o acompanha: o bom humor. Nada melhora mais um cafezinho do que uma boa risada.
 

Tudo que parecia sólido...

Não será a primeira nem a última que um político que briga com alguém em cargo de importância diz que não vai deixar por isso, que não vai afundar sozinho ou que ameaça implodir o desafeto. Caso do deputado Delegado Waldir (PSL-GO) mirando o presidente Bolsonaro. Ele diz ter gravações comprometedoras; portanto, quando gravou, já tinha um plano sinistro para mais adiante.

...está desmanchando no ar

O mundo dos partidos políticos do Brasil está em tempo de vaca não reconhecer bezerro. O PSL não é o único bonde a descarrilhar. Todas as siglas enfrentam crises viscerais e de identidade. Os que parecem estar bem conseguem lavar a roupa suja em casa provisoriamente. Esse é o quadro partidário do Brasil: um amontoado de brigões e espertalhões financiados pelo contribuinte.

A alma do Centro

É tanta gente a querer participar das discussões sobre a concessão do Mercado Público que a audiência pública foi remarcada. E dá para entender o interesse do porto-alegrense pelo espaço. Se fizessem uma pesquisa, certamente descobririam que uma percentual muito alto da população frequenta ou já comprou alguma coisa. É por isso que ele tem alma. E, mesmo depois de todas as audiências, vai levar um tempão para o desfecho, seja ele qual for. Esperem sentados.

Dia do Médico I

No Dia do Médico, comemorado nesta sexta-feira, o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) vai homenagear cerca de 150 médicos com 50 anos ou mais de exercício profissional com a entrega da Medalha Mérito Médico 2019. A cerimônia será no Teatro Amrigs, em Porto Alegre, com início às 18h.

Dia do Médico II

Serão agraciados, entre outros, Arnaldo José da Costa Filho (Cremers 378), 97 anos, que é intérprete de Lupicínio Rodrigues no grupo musical Médicos e Música. Outro homenageado é o médico do trabalho Ubirajara Resende Mattana, 86 anos, que ainda atende em sua clínica, em Montenegro.

Historinha de sexta

Os anos 1950 já se encaminhavam para a troca do cinco pelo seis quando a colenda de Santos entendeu homenagear Leonel Brizola. De colenda para colenda, seria mais fácil ter como palco a Câmara Municipal de Porto Alegre. Os edis santistas lotaram um DC3 da Varig e decolaram rumo ao Sul. Só não contavam com a astúcia de São Pedro. O tempo estava ruim em quase todo o Brasil, e a viagem foi um sacolejo só. Como o avião não era pressurizado, o voo a baixa altura enfrentou turbulência forte com chuva que Deus mandava.
Quando finalmente chegaram a Porto Alegre, os vereadores quase beijaram o solo de emoção. As faces pareciam pintadas de verde pelo enjoo que os acometeu. Lotaram táxis e foram direto para o prédio da Câmara. Em lá chegando, surgiu um novo contratempo. Havia falecido um dirigente político, então a mesa entendeu que o velório deveria ser na colenda. Então o que era para ser festa virou clima de velório, literalmente. Fazer o que.
Já era noite alta, e os visitantes estavam lá, falsamente compungidos, cansados, enjoados e loucos de sono. Um dos presentes viu que, ao seu lado, um colega lutava para não cair nos braços de Morfeu. O chimarrão corria solto, então ele alcançou a cuia para o santista.
- É bom para tirar o sono - aconselhou.
Com a solenidade que o momento exigia, o visitante respirou fundo, pegou a bomba, remexeu-a bem na cuia, depois salpicou os quatro pontos cardeais do caixão com o mate pensando que era água benta.

Miúdas

  • OS aldeões estão inquietos com o julgamento do pretório excelso sobre a prisão ou não após a segunda condenação.
  • SENADO Federal homenageia, nesta sexta-feira, personalidades da área da saúde. Entre eles, JJ Camargo, diretor do Hospital Dom Vicente Scherer, da Santa Casa.
  • JORNALISTA Augusto Nunes será comentarista do Jornal da Record, da RecordTV.
  • CAQUINHOS do PSL foram vistos voando a quilômetros de Brasília. Alguns vão atingir até estados longínquos.

Finais

  • FUNDAÇÃO Família Previdência alcançou rentabilidade consolidada de 15,86% no período de janeiro a setembro, e o patrimônio chegou a R$ 7,2 bilhões.
  • TOTAL Fest será nesta domingo, com muita literatura, teatro e oficina gratuita para as crianças, no shopping Total.
  • FUNDADOR da Rede Laghetto Hotéis, Plínio Ghisleni é o palestrante da reunião-almoço MenuPoa de terça-feira da ACPA.