Tão calmo, tão bonito

Parece algum rio no Pantanal ou na região amazônica, no meio do nada, perto de lugar nenhum, mas não é. É o nosso Guaíba visto da Ilha do Pavão

Por

pg3 Guaiba visto da Ilha do Pavão - fernando albrecht
Parece algum rio no Pantanal ou na região amazônica, no meio do nada, perto de lugar nenhum, mas não é. É o nosso Guaíba visto da Ilha do Pavão. É aquela velha história do rio (ou lago) afastado da população, o que é uma falsidade. O que separa a cidade do seu rio é uma curta distância entre o cais e as ilhas. Pensando melhor, é até bom que permaneça assim. Se deixarem, surgem até loteamentos na água.

Trampolim tutelar

O fato de 72% dos conselheiros tutelares serem filiados a algum partido é uma daquelas coisas bem nossas - e coisas erradas. Ora, onde já se viu o ocupante de um cargo dessa responsabilidade ser vinculado a uma ideologia quando o ideal seria exatamente estar longe dessas paixões? Por causa disso é que parte usa o cargo como trampolim para uma carreira na política partidária.

Tudo tão estranho...

Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre revela que 76,2% dos pais sentem falta de produtos no mercado que estimulem o empreendedorismo infantil. Dá o que pensar. Será que esses pais não estão querendo botar a carroça na frente dos bois? Onde está o aspecto lúdico que dá asas à imaginação da criançada?

Sonhos desfeitos...

Nota de ontem sobre o futuro do funcionalismo público motivou leitor de Pelotas a voltar para décadas passadas, quando o sonho dourado de todo homem era ser funcionário do Banco do Brasil, fazer carreira no Exército ou abraçar a carreira pública. Ou ser médico, sair do Interior e morar e trabalhar na Capital, aduz o colunista.

...e sonhos refeitos

O salário inicial do BB no início dos anos 1960 era em torno de 18 salários-mínimos; as Forças Armadas não seduzem mais como antes; médico tem que pelar muito para ter um lugar ao sol: em vez de morar na Capital, hoje, muitos querem morar no Interior. Só a carreira pública ainda seduz, por causa da estabilidade e da aposentadoria integral.

Tecnopuc Experience

Acontece hoje, às 16h, na Arena 4all, o Tecnopuc Experience. Entre os temas em discussão está o escândalo da Cambridge Analytica, consultoria que teve um papel central no vazamento de informações de mais de 50 milhões usuários do Facebook. Os dados foram usados para fazer propaganda política.

A cobrança

Nota sobre a campanha de conscientização de motoristas em relação aos ciclistas mereceu vários comentários. Deveriam também conscientizar os ciclistas a não se meter no meio dos carros em vez de usar a ciclovia, trafegar na contramão e sem material reflexivo à noite, entre outros. A página aduz: e a sinaleira e as faixas de segurança valem para tudo que tenha roda. É claro que vão dizer que a página é contra as bikes, reação para não reconhecer os próprios erros.

Um caminho perigoso

Preocupada com as graves consequências de uma possível descriminalização das drogas, a deputada federal Liziane Bayer (PSB) pediu ao presidente do STF, ministro Dias Toffoli, o adiamento do debate do tema na corte suprema do País. O encontro reuniu outros parlamentares vinculados à defesa da família. Dizer que drogas teriam que ser de livre uso é desculpa de usuário. Transformaria o País em um hospital.

Miúdas

  • MINISTRO Gilmar Mendes, do STF, é um homem poderoso. Talvez tanto quanto o presidente da República.
  • ESPADA de Dâmocles está pendurada acima da cabeça da magistratura com a Lei de Abuso da Autoridade. O que não é bom.
  • FESTA Nacional da Música vai agitar Porto Alegre e a serra gaúcha nos próximos dias. Por obra e graça do infatigável Fernando Vieira.
  • NATURA quer ser empresa global e, por isso, começa uma operação na Malásia, que inclui loja física. Vai longe.
  • NÓS temos duas vidas. A segunda começa quando descobrimos que só temos uma. (Confúcio)

Finais

  • BANRISUL firma hoje/10h aditivo ao convênio com o CIEE-RS no desenvolvimento do Programa Jovem Aprendiz Banrisul para viabilizar a formação de 149 jovens do Programa de Acolhimento.
  • ADVOGADA Claudia Barbedo vai coordenar a Comissão do Direito do Idoso do Instituto Brasileiro de Direito de Família.
  • DESCOMPLICAR o mundo financeiro, proposta do bate-papo que a Sicredi União Metropolitana RS promove hoje/19h/agência Eduardo Prado.