O trem do governador

O governador Eduardo Leite (PSDB) foi para a Expointer de trem, uma excelente opção para quem vai à feira sem se sujeitar a uma corrida de obstáculos usando carro próprio

Por

PG3 ESTEIO, RS, BRASIL, 26.08.2019. 42º EXPOINTER. Governador se desloca de trensub, de Porto Alegre até o município de esteio onde é realizada a 42º edição da expointer. Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
O governador Eduardo Leite (PSDB) foi para a Expointer de trem, uma excelente opção para quem vai à feira sem se sujeitar a uma corrida de obstáculos usando carro próprio. É uma escolha racional. Era até de se fazer uma prova para ver quem chega primeiro na Expointer.
 

Os duelistas

Estamos inaugurando uma nova era na diplomacia. Adeus luvas de pelica. Em vez de "sua excelência laborou em equívoco", agora, é primeiro nome seguido de "idiota". Só falta um duelo a balaços. Em vez das toscas pistolas de antigamente, de 45 para cima.

Quem se comunica...

...se trumbica. Entreouvido numa cafeteria na Padre Chagas: o presidente Bolsonaro deveria ter um assessor de comunicação cuja função seria de impedir que o chefe se comunicasse oralmente. O resto está bom.

Vale tudo

As farpas embebidas em vinagre entre Bolsonaro e o presidente Macron lembram as brigas de adolescentes em décadas passadas. Valia dar coice, voadora e pontapé nas partes pudendas. Só uma coisa não era tolerada entre os antagonistas: meter a mãe no meio. Hoje, mete-se a mulher do outro no meio.

Uma coisa é uma coisa...

...outra coisa é outra coisa. Certo, o desmatamento é uma barbaridade, e as queimadas também são, mas vamos deixar claro que a ameaça ao acordo Mercosul-União Europeia nunca navegou em mar de almirante. Produtores rurais franceses e alemães estavam fulos com monsieur Macron e Frau Merkel, e ficarão mais caso o acordo seja assinado.

Por falar em queimadas...

...essa técnica não foi invenção do homem branco. Quem botava fogo no mato antes de o homem branco chegar aqui eram os índios. A técnica era chamada coivara. Mas não na proporção atual, obviamente.

O mal do milênio I

Número de suicídios e transtornos mentais entre PMs preocupa a Associação dos Oficiais da BM, que divulgará dados atualizados sobre o problema amanhã, às 9h30min, na travessa Francisco Leonardo Truda, cj 28. Não é problema novo. Nos anos 1970, o assunto teve enorme repercussão devido a uma reportagem da falecida Folha da Manhã.

O mal do milênio II

A mesma preocupação é com o crescente número de casos de suicídio, em especial, entre crianças e adolescentes. As deputadas Liziane Bayer e Franciane Bayer, do PSB, reuniram-se, ontem, com o arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Spengler, para compartilhar o trabalho realizado pelas parlamentares de valorização da vida e busca de ações conjuntas.

Banco Nacional

O deputado Maurício Dziedricki (PTB-RS) comunicou ao presidente do Cremers e a José Luiz Pedrini, do Grupo Hospitalar Conceição, que protocolou projeto de lei que institui o Banco Nacional de Combate ao Câncer. Será uma central de protocolos de tratamento com drogas ainda em fase de pesquisa.

Miúdas

  • AVIAÇÃO Naval brasileira completa 103 anos. "No ar, os homens do mar", como diz o site Defesa TV.
  • PREFEITURA municipal de tal cidade, é o que se lê nos textos enviados por elas. E por acaso existe uma prefeitura estadual ou federal?
  • CIDADÃO fez os cálculos: do bairro Auxiliadora até o Centro Histórico levou 12 pedidos de achaques no trajeto.
  • SE atendesse a todos os pedidos, mesmo dando trocados, estaria totalmente quebrado em poucos anos.
  • SOMANDO os perigos vários, chega-se à conclusão que, em Porto Alegre, é duro nadar de poncho contra a correnteza.

Finais

  • MAIS uma vez, o Congresso Mundial de Justiça Constitucional será em Porto Alegre, dias 28 e 29. Realização da Faculdade do Ministério Público.
  • INSTITUTO de Pesquisas Gianelli Martins promove palestra sobre biodiesel com Odacir Klein amanhã/10h/Auditório da Imprensa da Expointer.
  • FEEVALE Digital Portão será inaugurado dia 10 de setembro na avenida Brasília, 360. LOUCURA TOTAL começa amanhã, edição nº 31.