De volta ao passado I

Entre tantos outros cruzamentos estratégicos da Capital, este da foto, anos 1950, era um dos mais importantes

Por

PG3 farrapos-rua da Conceição acervo gilberto werner
Entre tantos outros cruzamentos estratégicos da Capital, este da foto, anos 1950, era um dos mais importantes. Observem a guarita onde um guarda de trânsito (fardado) acionava manualmente os tempos das sinaleiras de acordo com o movimento dos carros. Estamos falando do cruzamento da avenida Farrapos com a rua da Conceição, com seu comércio atacadista (a direita, fora de quadro) que se estendia até a rua Alberto Bins.
 

De volta ao passado II

Naquele tempo, a Farrapos ainda era uma avenida nobre, com intenso comércio, especialmente de peças e acessórios para os caminhões e automóveis, todos importados, que valiam muito desde que Getúlio Vargas proibiu a importação de automóveis com preço acima de US$ 2 mil - carros de luxo custavam bem acima deste valor. Então quem importava peças para a frota existente fez fortunas. E a Farrapos era arborizada naquela época.

A fatura chegará

Foi forte a reação de algumas entidades empresariais pelo reajuste da planta de valores do IPTU. Um empresário do setor imobiliário disse que o comércio vai pagar o pato, "porque a prefeitura multiplicou por três o valor atual do imposto". Consequentemente, o custo será repassado em parte ou no todo para o consumidor final.

Do papel ao pneu de avião

Dentro das comemorações dos 10 anos da empresa no Brasil, a CMPC, fornecedora no mercado global de celulose branqueada de eucalipto, lança sua primeira campanha institucional no País. Com mote em sustentabilidade, as peças criadas pela agência Conjunto vão mostrar que a celulose é feita com recursos 100% renováveis e também está presente em centenas de produtos, desde papel, fraldas e embalagens a alimentos, passando por medicamentos e pneus de avião.

Os 85 anos

O Sanatório Belém completa 85 anos do lançamento da sua pedra fundamental. Hoje, abriga uma escola de educação infantil comunitária, mas está aberto a parcerias para reabrir como hospital, informa o médico e advogado Augusto Pereira.

Frases do momento

"Um amor, uma carreira, uma revolução: outras tantas coisas que se começam sem saber como acabará", de Jean-Paul Sartre; ou, como escreveu Napoleão Bonaparte, "uma revolução é uma opinião apoiada por baionetas".

Historinha de sexta

Uma loja de vestuário na Rua da Praia resolveu fazer uma promoção de vendas usando um conhecido artista de rua especializado em reclames do alto das suas pernas de pau. Para completar o figurino, estava vestido de palhaço de alto a baixo. Postou-se na frente da loja e começou a apregoar preços e vantagens aos passantes com um megafone de boa potência.
Não demorou muito e aproximou-se dele uma idosa toda vestida de preto, sombrinha à guisa de bengala, óculos redondos antigos, coque no cabelo grisalho, queixo pontudo estendido para a frente como uma flecha. Estacou na frente do propagandista, soergueu os olhos de baixo para cima lentamente.
- Mas que Papai Noel mais feio! - exclamou ela, fazendo uma careta de desagrado.
Ferido na sua dignidade, o artista de rua olhou para baixo com o queixo no pescoço.
- Eu não sou Papai Noel, minha senhora!
- Ah é? Então o que o senhor é?
- Eu sou um palhaço, entendeu bem? Pa-lha-ço!
A velhinha se afastou com um sorriso a preencher as rugas cavadas pela idade. No fundo, era o que ela queria ouvir.

Cavalo de Troia

A Eset, empresa de detecção de ameaças virtuais, informa que o trojan bancário "Cavalo de Tróia" está mais ativo do que nunca. Os trojans visam se apoderar das informações bancárias de suas vítimas para realização de operações ilegais ou sequestro de contas bancárias. O Brasil é líder disparado em número de ocorrências, com 58.337 casos de janeiro a abril. Chile, segundo colocado, teve 5.238 casos no período.

Miúdas

  • EMPRESA Flyability criou um drone que analisa ambientes fechados. Desde que não batam cabeça, tudo bem.
  • SEMANA esquisita essa, parece que tivemos duas sextas-feiras: a de hoje e a da terça-feira passada.
  • NO FIM não deu bronca pesada nenhuma nas comemorações do 1º de Maio. Sem dinheiro, nem barulho se consegue fazer.
  • EM comum, Juan Guaidó e a revitalização do Cais Mauá tem uma coisa: não emplacam nunca.

Finais

  • DE GRÃO em grão a Cooperativa Languiru inaugurou oficialmente sua Unidade de Recebimento de Grãos em Venâncio Aires.
  • TALVEZ ATÉ GRÃO o aplicativo Rappi entrega em Canoas, a promessa é entregar qualquer coisa.
  • QUEM SE ENTREGA aos jornalistas do Clube de Opinião é o senador Lasier Martins às 10h45min/Plaza São Rafael.
  • AU-AU, mas não só para cães a indústria de alimentos para pets Nutrire de Garibaldi mostrará na Expo 2019 no Chile.