Os três mosqueteiros I

Dois mosqueteiros e uma mosqueteira foram os palestrantes do Tá na Mesa da Federasul de ontem, com mediação da presidente Simone Leite

Por

pg3 Fernando Lucchese, Simone Leite, Carla Lubisco e Gilberto Schwartsmann - foto Itamar Aguiar.J
Dois mosqueteiros e uma mosqueteira foram os palestrantes do Tá na Mesa da Federasul de ontem, com mediação da presidente Simone Leite. O tema foi estilo de vida/felicidade e anexos, com os médicos Fernando Lucchese e Gilberto Schwartsmann, e a coach Carla Lubisco. Lucchese mostrou dados de populações longevas, a necessidade de vida mais simples (a revolução tecnológica está nos matando, envelhecemos três anos em um) e cuidados com alimentação. Vilões: sal, açúcar.

Os três mosqueteiros II

A coach Carla Lubisco centrou sua explanação nos cuidados com o corpo, que, por sua vez, interfere positiva ou negativamente na mente. O desafio, disse ela, é o approach entre uma vida simples e a vida moderna. Citou o caso da japonesa Okinawa, referida por Lucchese, que concentra a maior população de idosos, cujos habitantes têm dieta de verduras e peixe, e usam pratos pequenos (não coma 100% da fome, limite a 80%). Carla também enfatizou sequências de atitudes para mudar hábitos que nos prejudicam.

Os três mosqueteiros III

O oncologista Gilberto Schwartsmann revelou-se um pesquisador de almas (sabemos muito pouco da vida humana), contando histórias sobre pacientes que mudam o modo de encarar a vida e a morte. Foi aplaudido várias vezes durante sua explanação, prenhe de bom humor. Contar histórias sempre foi e sempre será a distância mais curta de enviar mensagens, e Schwartsmann sabe como poucos encurtar essa distância. Nota 10 para a presidente da Federasul, Simone Leite, em trazer esse trio de especialistas de vida.

Pessoa jurídica

O Brasil deve ser a única democracia do mundo em que a figura do vice-presidente não é uma pessoa física, é uma pessoa jurídica. Na realidade o posto é ocupado desde a campanha por um partido ou uma coligação de siglas, o que o torna imprescindível para o candidato a presidente. Depois de eleito, o vice perde o charme e vira um CPF como os outros.

Na mira do tira

Michael Parker, ex-comandante da Polícia de Los Angeles, é o primeiro palestrante do Seminário Internacional Um Pacto brasileiro pela Segurança Pública a desembarcar em Porto Alegre. O norte-americano visitou a Câmara Municipal da Capital, onde foi recebido pelo presidente do Legislativo, vereador Valter Nagelstein (MDB). O evento é amanhã, das 9h às 18h.

Caça ao deputado

O Congresso Nacional, em pleno recesso, com os deputados federais e senadores percorrendo os estados em busca de votos para a eleição que se aproxima, está praticamente vazio. Ontem, não havia quase nenhum deputado, e jornalistas fizeram uma varredura para localizar um. Deram sorte, porque acharam Ronaldo Nogueira (PTB-RS), João Rodrigues (PSD-SC) e Júlia Marinho (PSC-PA).

Feira Medieval

Nos dias 11 e 12, o Sesc Protásio Alves vai proporcionar uma viagem no tempo direto à Idade Média. Uma vila medieval característica em cenário, figurino, gastronomia, arte e também lutas. Antigamente, as lutas não eram só usadas para conquistar territórios, mas também praticadas como lazer e entretenimento, fazendo parte da cultura daquela sociedade.

A grande cárie

O Ministério Público pediu a demolição do Edifício Galeria XV de Novembro, popularmente conhecido como "Esqueletão", na rua Marechal Floriano Peixoto, por apresentar "grau de risco crítico" (matéria nesta edição). Originalmente, eram mais de 400 condôminos, segundo um deles. Muitos faleceram, outros estão em lugar incerto e não sabido. Alguns andares foram invadidos. Nos anos 1980, em um deles, tinha até uma cancha de jogo do osso, contravenção que hoje poucos sabem do que se trata.

Por falar em lojas...

...quem mais torce para o projeto do Cais Mauá dar certo são os comerciantes da área central da cidade. Todos dizem que o Centro Histórico poderá reviver quando o projeto sair do papel.

Valorização do Centro

Mesmo com valor de mercado de aluguel 20% menor que há sete ou oito anos, em algumas ruas do Centro Histórico não há muitas lojas vagas. Uma das áreas mais valiosas é o trecho da rua Voluntários da Pátria até a Praça Coliseu. A Rua da Praia ainda atrai lojistas. As outras duas ruas com espaços disputadas são a Dr. Flores e a Otávio Rocha.

Miúdas

  • JUIZ federal do Rio Grande do Norte determinou a transferências de líderes de criminosos par presídios gaúchos.
  • DE exportadores de criminosos em grau superlativo agora passamos a importá-los, e não por nossa vontade.
  • DADOS preocupantes em Santa Catarina. O tráfico de drogas aumentou 24,4%, e os homicídios dolosos cresceram 18,8%. Roubos, 12,5% a mais.
  • ATÉ agora, todos os presidenciáveis prometem combater a criminalidade, de forma vaga e difusa.
  • INVERNO não será muito rigoroso, com alguns episódios de frio intenso, eles disseram no início da estação.