Alta definição I

"Você me desenhou mais bonito do que eu sou", disse o governador José Ivo Sartori (MDB) ao receber de Joana, 9 anos, um retrato seu feito em giz de cera

Por

pg3 governador José Ivo Sartori - luiz chaves
"Você me desenhou mais bonito do que eu sou", disse o governador José Ivo Sartori (MDB) ao receber de Joana, 9 anos, um retrato seu feito em giz de cera. Bem, nenhuma dúvida quanto a isso. A menina é aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Rabuske, de Santa Cruz do Sul.

Alta definição II

Ela e outros 70 colegas do município estiveram em excursão pelo Palácio Piratini no dia 12 de junho, quando encontraram o governador. Três dias depois, aproveitando que cumpria agenda na região, Sartori retribuiu a visita indo à sala de aula do grupo.

Apatia ou arrogância

É um milagre que o número de atropelamentos não tenha crescido devido à cada vez maior quantidade de pessoas que cruzam ruas fora da faixa de segurança e com sinal fechado para elas, dedilhando o celular. Pior é atravessar a rua com sinal fechado e encarar ostensivamente o motorista com aquela postura arrogante como se o mundo fosse só delas.

A origem I

Até agora, as autoridades da saúde não conseguiram detectar a epidemia de toxoplasmose na Região Central do Estado. Mas em algum lugar está a explicação. Lembra um caso acontecido nos anos 1980, quando houve um surto de hepatite em clube social da Capital. Por mais que a Secretaria da Saúde pesquisasse, não houve jeito de localizar o motivo. O ex-deputado Germano Bonow era o secretário.

A origem II

Durante vários dias, a equipe da Saúde passou um pente-fino em todas as possibilidades: piscina, cozinha, caixa d'água, talheres, tudo. Depois de muita procura, chegou a uma conclusão. Ao lado do campo de golfe do clube, fora dos seus domínios, havia um riacho infecto, então as bolas costumavam cair nele. Depois se pegava a bola na mão, e mão na boca, e assim se dava o contágio.

Case de insucesso I

Atendendo solicitação do vereador Felipe Camozzato (Novo), dia 28, a Câmara de Vereadores da Capital ouvirá dirigentes da Carris para que expliquem os constantes déficits da empresa. Honestamente, não tem muito o que explicar. A não ser que se bata na tecla de que a culpa é dos outros. Uma fieira inteira de prefeitos falhou.

Case de insucesso II

Uma empresa de ônibus com dezenas e dezenas de anos de atuação que não consegue viver sem mesada da prefeitura (em torno de R$ 50 milhões/ano) é um case de insucesso digno de virar best seller. Dizer que a Carris está inchada e que seu estado se deve às más gestões é chover no molhado. Todos terão lá suas desculpas.

Sorriso amarelo

A propósito da nota de ontem chamando Porto Alegre de Cidade Sorriso, como era conhecida no passado, o leitor Décio Pizzato diz que ela está "banguela, e os dentes que sobraram estão cariados". De fato. E a imagem atual mostra o maior dente cariado da cidade, e dente da frente para piorar, porque bem no Centro Histórico. Nenhum dentista se animou a tratá-lo. Melhor extraí-lo e colocar uma prótese.

Ducha gelada

Por tudo que aconteceu nas últimas semanas aqui e no exterior, mais a constatação algo tardia de que nós nos enganávamos com o balouçante ritmo de crescimento da economia - confundimos desejo com realidade -, agora a ducha é bem mais gelada. A indústria pisa no freio exatamente pelo crescimento menor. E as esperanças de antes levaram a um provérbio iídiche que diz "o homem planeja, e Deus ri".

Miúdas

  • DO Twitter do JC: vereador da Capital Thiago Duarte (DEM) diz que foi bloqueado no Twitter pelo presidente da Câmara de Vereadores, Valter Nagelstein (MDB).
  • SE apenas meia dúzia de operários estão a trabalhar na trincheira da avenida Ceará, vai ser a obra do século, literalmente.
  • ESSA de assinar pedido de CPI das delações da Lava Jato sem ler é de cabo de esquadra.
  • PARLAMENTARES que agora se queixam admitindo que não leram o pedido são candidatos ao golpe do bilhete premiado.
  • passam de 70 militares da reserva das três armas candidatos a cargos eletivos nas eleições de outubro.
  • CRISE cambial à parte, o PIB argentino cresceu 3,6% no primeiro trimestre deste ano. E nós chupando o dedo.

Finais

  • INSTITUTO dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) recebe hoje/19h30min o arquiteto sérvio Nikola Carevic.
  • UNIRITTER inaugura amanhã três novos andares do Campus Iguatemi, no Iguatemi Business.
  • HOSPITAL Moinhos de Vento promove, dias 22 e 23, a 1ª Jornada de Controle de Infecção Hospitalar.
  • DIA Mundial do Refugiado será celebrado hoje com debate/14h/Sticc/Olavo Bilac, 15.