TRF-4 comemora 30 anos com novo prédio

Empreendimento segue diretrizes sustentáveis na área de iluminação e de reaproveitamento das águas pluviais

Por

Fachada do anexo do TRF4.
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) deu início na semana passada à programação especial de comemoração aos seus 30 anos, com a inauguração do novo prédio anexo da corte, que leva o nome Edifício Ministro Teori Albino Zavascki. A solenidade, contou com a presença de magistrados, servidores e autoridades. A família de Zavascki, falecido em 19 de janeiro de 2017 em um acidente aéreo, também esteve presente.
Sobre a iniciativa, o presidente do TRF-4, desembargador federal Thompson Flores, ressaltou que "é uma feliz coincidência histórica, pois foi na presidência do Teori Zavascki, durante o biênio 2001-2003, que inauguramos o prédio sede atual, e, agora, vamos realizar a inauguração de mais uma obra do tribunal, dessa vez levando o seu nome". "A conclusão da obra do novo anexo é uma vitória dessa gestão. É um grande legado para a Justiça Federal da 4ª Região, que agora vai se concretizar quando, em abril, o prédio começar a ser ocupado", complementou a diretora-geral do tribunal, Magda Cidade.
A construção, cujo investimento foi de R$ 61.312.546,90, levou três anos e 11 meses para ser erguida - entre março de 2015 e janeiro de 2019. A equipe da Divisão de Arquitetura (Diarq) elaborou, em 2011, o projeto básico do anexo, de autoria da arquiteta Karyn Löw Pagliarini com coautoria da arquiteta e diretora da Diarq Rosane Marzullo Aguiar.
"A concepção inicial partiu do pressuposto que o prédio anexo deveria possuir a mesma leitura arquitetônica do prédio sede, porém com design mais arrojado e tecnologias de funcionamento avançadas preocupadas com sustentabilidade e que proporcionassem conforto ao usuário e economicidade à instituição", explicou Rosane.
O edifício conta com 12 andares e uma área total construída de 16.654,30 m² para setores administrativos. Possui garagem de três pavimentos, totalizando 178 vagas. Demonstrando a preocupação com questões de mobilidade urbana, também há vagas para bicicletas e um vestiário para uso dos ciclistas. O auditório oferece 108 cadeiras, além de quatro espaços para cadeirantes, quatro cadeiras para obesos, dois espaços para cão guia e duas poltronas para pessoas com mobilidade reduzida. No quinto pavimento há um restaurante com terraço e no 11º andar funcionará uma cafeteria.
"Ainda faz parte da construção, em sua cobertura, o pavimento técnico onde estão o sistema de climatização, a casa de máquinas dos elevadores e os reservatórios de água para consumo, incêndio e águas de reuso", destacou a arquiteta e diretora da equipe da Divisão de Obras, Maria Virgínia Dias Müzell.
Maria Virgínia também reforçou que o edifício "possui o conceito de sustentabilidade, pois dispõe das mais modernas tecnologias de responsabilidade ambiental". Dentre as inovações, o prédio conta com reaproveitamento das águas pluviais para irrigação das áreas verdes, tratamento das águas provenientes dos chuveiros e lavatórios com a reutilização nas descargas e mictórios e aproveitamento do calor dissipado pelo sistema de ar-condicionado para esquentar a água a ser utilizada na cozinha do restaurante.
Outras novidades são a utilização de lâmpadas LEDs e de sensores para melhor aproveitamento da luz solar, gerenciados por programação horária, com maior eficiência e economia de energia. A adoção de esquadrias com vidros temperados insulados (vidros duplos com camada de ar intermediária) reduz a quantidade de calor que entra no prédio, demandando um menor uso de ar-condicionado e tornando todo sistema mais eficiente.
O anexo também foi construído respeitando a acessibilidade: possui rampas, corrimãos e locais projetados para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, indicações de piso para facilitar o deslocamento, além de placas com escrita tátil e totem explicativo para pessoas com deficiência visual.
"Essa obra representa uma verdadeira ampliação da nossa corte. Teremos uma área maior para os serviços do tribunal, com mais espaço para a administração, assim, tudo foi pensado para aperfeiçoar a prestação jurisdicional", ressaltou Thompson Flores.

Edifício Ministro Teori Zavascki foi inaugurado pelo presidente do TRF-4, Thompson Flores (d), e por familiares do homenageado - Foto: Mariana Carlesso/JC

Ocupação da construção começa em abril pelo setor de informática

Segundo a diretora-geral do tribunal, Magda Cidade, o primeiro setor a ocupar as novas instalações será o de informática e tecnologia da informação (TI), com a mudança sendo concretizada no próximo mês.
"Além de concluirmos a obra, já vamos colocar os nossos servidores trabalhando lá dentro. Queremos priorizar a informática, que vai ocupar dois andares, em uma área abrangendo 2 mil m², o dobro do espaço que possui hoje no prédio sede do TRF-4", frisou Magda. "Estamos exaltando essa parte técnica, dando as condições necessárias que a equipe merece para expandir o seu trabalho e manter a reconhecida tradição da corte em desenvolver sistemas de tecnologia", completou.