Comunicação estratégica é fundamental para sobreviver à pandemia

Informação segura para público interno e externo garante a saúde dos negócios

Por

Tendência é que colaboradores atuem parte da semana em home office e outra na empresa
O ano de 2020 ficará marcado na história recente como aquele em que as empresas e negócios mais precisaram se reinventar, especialmente após o isolamento social imposto em escala mundial pela pandemia da Covid-19. No setor da comunicação, essas mudanças precisam ser ainda mais dinâmicas e estratégicas, para que as marcas se mantenham relevantes com todos seus públicos. Essa é a análise das jornalistas Marisa Valério e Camila Fraresso - com ampla atuação em comunicação corporativa e marketing digital - compartilhada em live com os seguidores do World Trade Center Curitiba e Joinville (WTC) nas redes sociais.
"É nesse cenário que as estratégias de comunicação desenvolvidas pelas assessorias de imprensa ganham importância fundamental. Tudo o que se faz é para que tanto o público interno quanto o externo recebam informações seguras e relevantes, capazes de manter a empresa em evidência e gerando negócios", afirma Marisa, que é sócia-diretora da agência Talk Comunicação, especializada em assessoria de imprensa e comunicação corporativa.
Nesse momento, a imprensa está buscando fontes de informação entre especialistas, técnicos, cientistas e gestores que possam explicar esse novo cenário. "Há muito espaço para contar o que os diversos atores da sociedade estão fazendo para se proteger da Covid-19 e sobreviver à crise. Quem pode falar são os gestores e os profissionais. Por meio de estratégias de assessoria de comunicação, nossos clientes se tornam fonte de informação para os veículos, o que ajuda a projetar sua imagem no mercado."
Outra vertente do trabalho de assessoria de imprensa é produzir informações, a partir de base de dados de seus clientes. "Essas informações - que podem ser obtidas por tabulação de dados disponíveis ou por pesquisas rápidas - são muito importantes para desenhar cenários e vislumbrar tendências. Esse conteúdo vale ouro para os jornalistas, desde que a gente saiba que tipo de informação oferecer e para quem", explica Marisa.
Sócia-fundadora da Ginga Hub, uma agência de estratégia de marketing e soluções para empresas e empreendedores, Camila Fraresso reforça que todo o movimento que estamos vivendo exige uma mudança imediata de mindset nas empresas. "Os hábitos de consumo e o olhar como o consumidor percebe uma marca estão mudando de maneira significativa. Valores como transparência e segurança serão mais do que nunca valorizados pelos consumidores. É preciso avaliar se sua empresa transmite esses valores, e se está deixando claro este sentimento para seu público."
Para a especialista, apesar de o networking ter sido prejudicado pelo cancelamento de eventos e reuniões presenciais, devemos manter uma postura proativa, preservando os contatos profissionais e criando novos em nosso círculo. "Mantenha-se ativo em suas redes sociais. Treine sua equipe: atendimento, mais do que nunca, é a alma do negócio. Além disso, faça pesquisas com seu público para entender quais são as reais dores neste momento, e como sua empresa pode contribuir. As redes sociais nos dão a oportunidade de estar cada vez mais próximos de nossos clientes. Use isso a favor da sua marca", recomenda Camila.
E não é apenas na comunicação externa que a pandemia do novo coronavírus interfere. A gestão remota exige adaptação rápida dos líderes para manter o bom funcionamento das empresas neste novo contexto, no qual a mesa de jantar que virou a mesa de escritório e, muitas vezes, compartilhada com a mesa de colégio. A pandemia do coronavírus trouxe diversas mudanças, inclusive, nas relações de trabalho.  E aí surge a questão: como um líder deve agir durante a crise?
Coordenar equipes numa pandemia, como a causada pela Covid-19, exige adaptações em relação às práticas habituais. Ao mesmo tempo, este momento pode ser a oportunidade para os gestores se reinventarem e criarem dinâmicas de trabalho mais eficientes para suas equipes. A head de soluções da consultoria People Strategy, Célia Costa, diz que a metodologia dos 5Cs (leia ao lado) pode ser mais efetiva ao liderar uma equipe a distância.
 

Gestão remota com o público interno

Comunicação: É importante manter diálogo constante com a equipe, mesmo que virtual. Uma comunicação clara é fundamental para que os líderes possam reconhecer necessidades e dificuldades. Sem isso, fica difícil dar o necessário para que a equipe entregue bons resultados.
Compartilhar: Dividir erros e acertos, sempre com clareza do que seriam as melhores práticas, é indispensável para o alinhamento da equipe. Uma ideia aqui é estabelecer reuniões diárias com os colaboradores. Investir em estabelecer e ampliar essas conexões faz toda a diferença.
Cooperar: Operar em conjunto em prol de resultado comum é o que motiva e impulsiona colaboradores. Criar equipes multidisciplinares para diferentes tarefas pode ajudar no novo cenário. Testando novos formatos conseguimos novos insights e resultados melhores.
Confiança: É imprescindível entender como as pessoas operam. Confiança e clareza de todos os lados são necessárias para um fluxo de trabalho transparente e realmente efetivo.
Cumplicidade: É o estágio avançado da confiança. Construir o sentimento de equipe e a responsabilidade do grupo é o cenário ideal para um trabalho bem alinhado e resultados mais eficazes.