Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 25 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

Sa�de

Not�cia da edi��o impressa de 26/04/2018. Alterada em 25/04 �s 22h48min

SES investiga rela��o de morte fetal com toxoplasmose

A Secretaria Estadual da Sa�de (SES) confirmou, no final de ter�a-feira, o aumento no n�mero de casos comprovados de toxoplasmose em Santa Maria. At� o final da tarde de ontem, eram 51 casos confirmados da enfermidade, incluindo oito gestantes. Uma das gr�vidas perdeu a crian�a, e a SES investiga se esse �bito foi causado diretamente pela doen�a ou se � decorrente de outras complica��es. N�o h� previs�o para divulga��o de resultados.
De acordo com a pasta, os dados ainda s�o insuficientes para caracterizar um perfil epid�mico da doen�a. H� casos confirmados envolvendo residentes em 18 bairros, que abrangem todas as regi�es de Santa Maria. Desde o dia 12, foram identificados 193 casos suspeitos, segundo o Centro Estadual de Vigil�ncia em Sa�de do Rio Grande do Sul (Cevs). No momento, apenas nove exames nas amostras coletadas deram negativo para a doen�a. O alto n�mero de notifica��es, al�m do total de 30 amostras que ainda aguardam resultado, � indicativo de que a quantidade efetiva de casos pode ser bem maior. Dos testes que ainda n�o tiveram resposta conclusiva, seis envolvem gestantes.�
Uma das principais suspeitas � de que alguma contamina��o na �gua fornecida para Santa Maria esteja por tr�s do surto. Contudo, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que abastece a cidade, garante que a �gua � pot�vel e est� dentro dos padr�es estabelecidos pelo Minist�rio da Sa�de. Em nota, a Corsan informa que, desde ter�a-feira, deu acesso para as coletas de amostras e que est� acompanhando a situa��o junto com os demais �rg�os envolvidos. Os materiais ser�o encaminhados, ainda nesta semana, para o Laborat�rio da Universidade Estadual de Londrina, no Paran�.
Al�m da �gua que sai das torneiras, outras possibilidades envolvem o consumo de carne contaminada ou de vegetais n�o higienizados de forma adequada. A��es conjuntas entre t�cnicos do Cevs e profissionais de sa�de da rede privada tentam determinar o foco da contamina��o, bem como garantir o acesso de pessoas infectadas ao tratamento correto.
Entre as a��es incluem-se a busca ativa por pessoas com sintomas da doen�a e um levantamento sobre poss�veis h�bitos de alimenta��o comuns a pessoas que deram positivo para a doen�a. A determina��o de um perfil epidemiol�gico das gestantes infectadas tamb�m est� em andamento.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia