Gramado, tradicional destino turístico na Serra, não deixa de apresentar novidades

Aproximação da estação mais fria do ano eleva a procura por cidades da Serra

Por Amanda Jansson Breitsameter

PAN FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO - PÓRTICO DE ENTRADA - FOTO EDISON VARA - PRESSPHOTO
Um dos principais destinos turísticos do País, a serra gaúcha atrai, especialmente durante o inverno, milhares de pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, que buscam aproveitar períodos de férias, feriados ou fins de semana para curtir o charme do friozinho e as diversas opções de lazer. 
Com a estação mais fria do ano se aproximando, aumenta a procura por cidades tradicionais da Serra, como é o caso de Gramado, localizada na Região das Hortênsias. Uma das favoritas dos turistas, preferida por cerca de 60% de quem visita o Rio Grande do Sul, conforme pesquisa da Qualidata, Gramado tem diversas opções de lazer e gastronomia, com hotéis e restaurantes para os mais variados bolsos, além de contar com inúmeros tipos de passeios turísticos, para todos os gostos e idades.
Ostentando uma arquitetura única, ao estilo bávaro e com ares de antigos vilarejos italianos, a cidade - apesar ser um destino tradicional - ainda segue se renovando e apresentando novas atrações, na busca por atrair e encantar o público. 
Para além das festas do Natal Luz e das delícias das chocolatarias, o Jornal do Comércio preparou uma lista de dicas para quem busca aproveitar o que a cidade oferece no dia a dia e não abre mão de, em meio à tradição, encontrar algo novo.

Kongo leva turista para um jantar 'dentro da selva'

Entre as novidades culinárias, a pizzaria temática Kongo (Avenida das Hortênsias, 5.675, próximo à divisa com Canela) - inaugurada no final de 2017 - promete agradar a crianças e adultos. Com arquitetura e decoração diretamente inspiradas na floresta tropical do Congo, lar dos gorilas gigantes, o local transporta instantaneamente o visitante para a selva, já por meio da sua fachada - projetada pela Themed Studios, de Orlando. O restaurante recebeu investimento de R$ 3,5 milhões. Dentro do prédio, sons, luzes e muita "vegetação típica" permitem degustar os mais de 80 tipos de pizzas do rodízio bem ao estilo do Tarzan. A Kongo ainda possui loja de brinquedos e souvenirs, para quem quiser levar para casa um dos simpáticos personagens da selva, incluindo Kong, o mascote da casa. 

Cervejaria de Munique inspirou restaurante

Ainda no campo gastronômico, o Rasen Platz (rua Cândido Godói, 82 - Carniel, na Rua Coberta) é outro restaurante temático que se tornou parada obrigatória para quem visita Gramado. Com projeto arquitetônico inspirado na clássica cervejaria Hofbräuhaus, de Munique, - fundada em 1589 -, o espaço surpreende pelo cuidado com os detalhes, como a caprichada decoração com as cores da Alemanha, as vestimentas típicas dos garçons e, um dos pontos (literalmente) altos: o teto, com padronização tradicional e candelabros no estilo gótico.
A banda típica alemã - que passeia entre as mesas e diverte os presentes - garante a alegria da noite, regada - bem ao estilo do país de referência - a muito chope da cervejaria Rasen e a várias delícias germânicas, como a coxinha de pato ou o croquete de porco, parte do cardápio assinado pelo chef Eduardo Natalício. 

Triciclo elétrico é opção sustentável para conhecer a cidade

Quem gosta de conhecer novidades - e de passear em grande estilo pelas charmosas ruas da cidade - ainda pode se divertir com a nova opção de transporte para turistas: o triciclo elétrico Velo. Fazendo um trajeto de cerca de três quilômetros ao longo na avenida Borges de Medeiros, a principal via de Gramado, o veículo - com capacidade para duas pessoas - é uma alternativa "verde" de passeio e ainda possibilita conhecer Gramado de forma diferente e agradável.
O embarque é feito próximo à Rua Coberta. O "piloto" vai pedalando, com ajuda de um motorzinho movido a bateria, enquanto os passageiros podem admirar a paisagem com calma. O investimento para instalar o meio de transporte foi de cerca de R$ 600 mil, e outros roteiros estão previstos, envolvendo a Ciclovia e Barragem Pinheiros e o Lago Negro. Como o serviço ainda não está regulamentado, os passeios são gratuitos, mas passarão a ser cobrados no futuro.

Temperaturas do parque temático Snowland chegam a -5°C

Para queimar todas essas calorias, a dica é uma visita ao Snowland (RS-235, nº 9.009, bairro Carazal), primeiro parque temático com "neve de verdade" o ano todo no Brasil. O local oferece cerca de 10 atrações diferentes envolvendo neve, incluindo esqui, snowboard, descida da montanha de neve e patinação no gelo.
E é importante ir preparado para sentir frio - dentro do parque, as temperaturas variam entre -3°C e -5°C (mas você recebe calças, casacos, botas e luvas para não congelar quando entra). O ideal é passar o dia todo no parque, porque algumas das atrações mais divertidas - como o show em que cai neve real sobre os visitantes - têm horário marcado, acontecendo uma vez por dia; e outras acabam tendo filas (é possível consultar o nível de movimento no lugar pelo site, para decidir o melhor momento da visita).
O local conta com restaurantes, loja de souvenirs e área com cenários divertidos para fazer fotos. Para grupos maiores, também é possível conhecer o parque à noite, no Snowland Night, que pode inclui música ao vivo e jantar, além de acesso livre ao mega tubing, descida em grupo da montanha de neve.

Agroturismo traz passeio com ares de 'casa da avó'

Antes de ir embora, vale a pena conhecer uma parte um pouco diferente da cidade, em um passeio um pouco menos conhecido, mas inesquecível: o Agroturismo. Uma das melhores opções de lazer em Gramado atualmente, os roteiros oferecidos - seis ao todo, com diferentes destinos e imersões - permitem conhecer as raízes coloniais da região, levando a cenários exuberantes e, claro, à boa gastronomia.
Recebidos por diferentes famílias de colonos, os visitantes pode conhecer a história de famílias imigrantes da Itália e da Alemanha, experimentar vinhos artesanais e sucos produzidos nas próprias propriedades, e até mesmo terminar sua viagem em um café colonial farto e saboroso - com ares de casa da avó. É um retorno no tempo e um encontro genuíno com as origens da cidade e suas tradições.