Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 25 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Varejo

Not�cia da edi��o impressa de 26/04/2018. Alterada em 25/04 �s 22h47min

Confian�a do consumidor segue em baixa, diz CNC

Inseguran�as quanto ao cen�rio econ�mico diminuem as compras e prejudicam a retomada econ�mica

Inseguran�as quanto ao cen�rio econ�mico diminuem as compras e prejudicam a retomada econ�mica


/LUIZA PRADO/JC
O �ndice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) subiu para 102,2 pontos em abril e � 1,2% menor do que o registrado no mesmo m�s do ano passado. Mesmo com o aumento de 0,3% na compara��o com mar�o deste ano, o indicador continua abaixo da m�dia hist�rica, que � de 107,9 pontos. Os dados est�o na pesquisa divulgada ontem pela Confedera��o Nacional da Ind�stria (CNI).
O Inec � um indicador que ajuda a antecipar varia��es na atividade econ�mica. Consumidores pouco confiantes tendem a diminuir as compras. Com a redu��o do consumo, aumentam as dificuldades de recupera��o da economia brasileira.
Mesmo com a leve recupera��o, o Inec de abril mostra que a confian�a dos brasileiros ainda est� baixa. Segundo a CNI, h� quase dois anos, o �ndice est� oscilando abaixo da m�dia hist�rica.
De acordo com a pesquisa, a leve recupera��o de abril � resultado da melhora das expectativas dos brasileiros em rela��o � queda da infla��o e do desemprego, e ao aumento da renda pessoal nos pr�ximos seis meses. O indicador de expectativas sobre a infla��o aumentou 2,6%, o de desemprego subiu 2,5% e o de renda pessoal teve alta de 2,7% em rela��o a mar�o.
Mesmo assim, segundo a CNI, os consumidores perceberam o crescimento de suas d�vidas e uma piora de sua situa��o econ�mica. O indicador de expectativa de endividamento caiu 3,4%, e o de situa��o financeira recuou 0,8% em abril frente a mar�o.
"Com isso, o consumidor est� menos disposto a comprar bens de maior valor, como m�veis e eletrodom�sticos", diz a confedera��o, em nota. O indicador de expectativa de compras de maior valor caiu 0,4% na compara��o com mar�o.
O levantamento do Inec ouviu 2.002 pessoas em 142 munic�pios, entre 12 e 16 de abril. A pesquisa completa est� dispon�vel na p�gina de Estat�sticas da CNI.

Perspectivas dos empres�rios recuam em mar�o

O �ndice de Confian�a do Com�rcio (Icom) teve ligeira queda de 0,1 ponto na passagem de mar�o para abril, para 96,7 pontos, informou ontem a Funda��o Getulio Vargas (FGV). O resultado representa o primeiro recuo ap�s sete meses seguidos de crescimentos. Em m�dias m�veis trimestrais, o indicador aumentou 0,5 ponto, o oitavo avan�o consecutivo.
"Depois de um per�odo de alta consistente da confian�a do com�rcio, a acomoda��o de abril parece refletir a incerteza em rela��o ao ritmo futuro da economia", avaliou Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Com�rcio no Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.
Em abril, houve melhora em sete dos 13 segmentos pesquisados. O �ndice de Situa��o Atual (ISA-COM) avan�ou 0,6 ponto, para 94,1 pontos, o maior patamar desde junho de 2014. J� o �ndice de Expectativas (IE-COM) caiu 0,8 ponto, para 99,4 pontos. Como consequ�ncia, a diferen�a entre o ISA e o IE diminuiu para 5,3 pontos, a menor desde julho de 2015.
"A patinada das expectativas sugere que os empres�rios do com�rcio est�o cautelosos em rela��o aos pr�ximos meses, enquanto a quarta alta consecutiva do �ndice de Situa��o Atual refor�a a percep��o de que a fase de recupera��o das vendas persiste", completou Tobler.
A coleta de dados para a edi��o de abril da Sondagem do Com�rcio foi realizada entre os dias 2 e 20 do m�s, e obteve informa��es de 1.131 empresas.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia