Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.
Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Notícia da edição impressa de 10/04/2018.
Alterada em 09/04 às 23h31min
Caixa quer ser grande protagonista das LIGs
O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Souza, acredita que as Letras Imobiliárias Garantidas (LIGs) têm potencial para criar um novo mercado imobiliário no Brasil à medida que adicionarão uma nova fonte de recursos para o segmento. Similar aos “covered bonds” na Europa, o instrumento está prestes a começar a vigorar no País, uma vez que já é lei e depende apenas de detalhes regulamentares por parte do Banco Central. “O BC está em fase final dos encaminhamentos. A LIG não vai se consolidar em um ano, mas em três anos, e a Caixa será a grande protagonista deste mercado”, disse o novo presidente do banco, citando a fragilidade da poupança nos últimos anos.
Souza afirmou ainda que, mesmo na habitação de mercado, a Caixa é líder do mercado e cresceu 6% no ano passado, enquanto o mercado evoluiu 3%. “No ano passado, a Caixa não conseguiu aplicar as prestações que os mutuários pagaram”, ponderou ele, no Summit Imobiliário Brasil 2018. Souza afirmou que o grande desafio do Brasil sob a ótica da habitação é manter um funding perene para o segmento.