Capital engarrafada

Pesquisa feita pela empresa de mobilidade 99, apontou o tempo médio gasto em corridas nas 10 maiores capitais brasileiras

Por Guilherme Kolling

Trânsito no centro de Porto Alegre, engarrafamento.
Porto Alegre ficou em segundo lugar no ranking de congestionamento de trânsito no Brasil. A pesquisa é feita pela empresa de mobilidade 99, e aponta o tempo médio gasto em corridas nas 10 maiores capitais brasileiras. A cidade líder é Recife (PE). São Paulo, que é famosa pelas imagens de megaengarrafamentos, ficou em quarto lugar. O levantamento foi realizado de 1 de outubro a 31 de dezembro de 2017, com base nas milhares de corridas da 99táxis e do aplicativo 99Pop.

Prêmio

Abertas as inscrições para o Prêmio Gerdau Melhores da Terra, uma das principais distinções no setor de máquinas agrícolas da América do Sul. Fabricantes podem se inscrever pelo site www.melhoresdaterra.com.br. Esta é a 34ª edição do prêmio, que busca incentivar a inovação e a excelência no agronegócio. Em 33 anos de história, o prêmio já reconheceu mais de 200 produtos. Atualmente, é realizado de forma é bienal - a última edição foi em 2016.

Raio X das contas

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), apresenta hoje, às 11h30min, a situação das finanças do município para os 36 vereadores da Capital. O encontro acontece na Câmara.

Paraguai

O Lide-RS recebe hoje o ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite. Durante o encontro, em jantar no Porto Alegre Country Club, Leite explicará aos associados da entidade como o país vizinho trabalha para desburocratizar processos, reduzir carga tributária e melhorar a competitividade. Uma comitiva de empresários paraguaios acompanha o ministro na reunião.

Renovação

O RenovaBR, instituto de formação de novas lideranças políticas, fará mais uma edição da Caravana da Renovação amanhã às 19h. O palco será o Plenarinho da Assembleia Legislativa. Integram a turma de capacitação de novos talentos com potencial para disputar a eleição a deputado neste ano os gaúchos Cláudio Gastal, Fábio Ostermann, Tony Sechi e Vagner Garcez. O evento é aberto ao público.

Novos secretários

Acontece hoje, às 9h, no Centro Administrativo, a posse de secretários de Estado do governo José Ivo Sartori (PMDB). As mudanças no primeiro escalão ocorreram por causa das eleições. O novo chefe da Casa Civil, Cleber Benvegnú, já está em ação em sua nova função. Ontem, ao lado do governador, ele teve o primeiro encontro com líderes de bancadas da base aliada na Assembleia Legislativa.
 

A estrela do Fórum

Estrela do Fórum da Liberdade, o juiz Sérgio Moro se derreteu em elogios à ministra do STF Rosa Weber. Para Moro, foi dela o voto mais "interessante" da rejeição ao habeas corpus do ex-presidente Lula (PT). "Ela tem postura mais conservadora de magistrada, não fala com a imprensa. No fundo, ela está certa e todos os demais estão errados, inclusive eu aqui", confessou Moro. A plateia adorou a fala e caiu na risada.

O lixo que não foi

Leitor da Capital ficou indignado ao encontrar ontem, na calçada do edifício em que mora, no bairro Santana, todo o lixo orgânico depositado no dia anterior para coleta. Levou um susto, pois no meio da tarde, o lixo continuava lá, assim como em todo o quarteirão. O problema foi a falta de coleta. Matéria na página 21.

Ciência e tecnologia

Secretário de Ciência e Tecnologia no governo Olívio Dutra (PT, 1999-2002), o deputado estadual Adão Villaverde (PT) prestigiou o lançamento da Aliança para a Inovação, parceria entre Ufrgs, Pucrs e Unisinos. Villaverde segue vinculado à área e debateu o tema com o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pucrs, Jorge Audy, e o presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos, Josep Piquè, um dos idealizadores do Projeto Barcelona @22.