Missão quase impossível no Beira-Rio

Hoje à noite, Inter precisa reverter vantagem de três gols do Grêmio para chegar às semifinais

Por

Rivais se enfrentarão pela terceira vez em menos de duas semanas
 Pela terceira vez em menos de duas semanas, os gaúchos vivem o clima de nervosismo que sempre antecede um Grenal. Porém, no clássico de hoje, a partir das 21h45min, no Beira-Rio, a tensão parece estar somente de um lado: o colorado.
Depois de levar 2 a 1 no duelo da última rodada da fase classificatória do Campeonato Gaúcho, o Inter viu o Grêmio triunfar novamente, desta vez por 3 a 0, e praticamente confirmar a vaga nas semifinais. Para seguir adiante, a equipe de Odair Hellmann precisa de um milagre: golear o rival por uma diferença de quatro gols, algo que não ocorre desde a década de 1950, ou devolver o placar, levando a decisão para os pênaltis. Na pior das hipóteses, a equipe joga pela dignidade, como ressaltou o capitão D'Alessandro, que admitiu ser muito difícil conseguir a classificação.
Tentando blindar o time nesse momento delicado, o técnico fechou as portas no último treino antes da partida. Tudo porque na segunda-feira alguns torcedores protestaram durante a atividade no CT Parque Gigante. A tendência é que Fabiano, que entrou no clássico de domingo no lugar de Gabriel Dias, assuma a lateral-direita, com Edenilson de volta à contenção. Na zaga, Klaus, com um problema no joelho direito, dificilmente será liberado, então Rodrigo Moledo deve seguir ao lado de Víctor Cuesta. Na frente, Roger volta a ser a principal opção, já que William Potkker e Leandro Damião continuam afastados por lesão.
Do lado gremista, mesmo que o técnico Renato Portaluppi tenha fechado a primeira parte do último treino, dificilmente haverá surpresas. Com Pedro Geromel convocado para a seleção brasileira, Bressan deve ficar com a vaga na defesa. No meio-campo, é provável que Arthur entre no lugar do capitão Maicon, que ontem não participou do rachão no final da atividade, por conta do desgaste muscular que o levou a ser substituído no segundo tempo último clássico.
Internacional x Grêmio
Marcelo Lomba; Fabiano, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenilson, Nico López, D’Alessandro e Patrick; Roger. Técnico: Odair Hellmann.
Marcelo Grohe; Léo Moura, Bressan, Kannemann, Bruno Cortez; Jailson, Maicon (Arthur), Ramiro, Luan, Everton; Jael. Técnica: Renato Portaluppi.
Árbitro: Leandro Vuaden

Rithely ficará três meses fora dos gramados

Desejo do Inter desde 2014, o volante Rithely, vindo do Sport, precisará fazer uma cirurgia no tornozelo esquerdo e ficará afastado dos gramados por três meses. Mesmo assim, a direção colorada contratará o jogador, sob novas condições: durante esse período, ele fará sua reabilitação no Beira-Rio, com o salário pago pelo clube de Recife. Depois que Rithely estiver recuperado, deve assinar contrato até meados de 2020, e não até o final de 2019, como estava previsto. 
Enquanto isso, o Inter cumpre seu procedimento no acordo firmado, mandando Andrigo, Ernando e Cláudio Winck por empréstimo e suspendendo as cláusulas de regresso de Ortiz e Anselmo. Depois do prazo estipulado para recuperação, o clube concretiza a negociação - no entanto, se preferir, pode interromper o negócio.
A direção pediu desculpas aos torcedores por ter usado, na segunda-feira, um trecho do hino do Grêmio ao enviar e-mail convocando para o Grenal de hoje. "Sempre contigo para o que der e vier. Faça o check-in", dizia o título da mensagem aos sócios. O trecho final da primeira frase é igual ao segundo verso do hino do Grêmio, composto por Lupicínio Rodrigues.