Tensão em Bagé

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Rio Grande do Sul causou divergências em Bagé

Por Guilherme Kolling

LULA EM BAGÉ Riot police stand guard between opponents of former Brazilian President (2003-2010) Luiz Inácio Lula da Silva and a group of supporters (out of frame), in Bage, south of Brazil, where Lula arrived for a political gathering on March 19, 2018, just days before a court decision that could lead him to jail for corruption. Lula was convicted in 2017 and sentenced to nine and a half years in prison for accepting a luxury apartment from a construction company involved in a wide-ranging corruption probe that uncovered a web of kickbacks, bribes and slush funds involving high-level politicians from almost every party and throughout the business world. His lawyers appealed, but the conviction was upheld unanimously in January 2018 by a regional federal court in Porto Alegre, which increased the prison term to 12 years and one month. / AFP PHOTO / Itamar AGUIAR Caption
A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Rio Grande do Sul causou divergências em Bagé. Enquanto apoiadores do petista o aplaudiram em discurso na Unipampa, houve protestos após sua chegada à cidade, com a mobilização de caminhões e tratores para tentar bloquear o acesso da comitiva. Tropas da Brigada Militar foram mobilizadas. Matéria nesta edição.

Henrique Meirelles

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), virá ao Estado na próxima semana. Ele participará, na segunda-feira, de fórum promovido pelo Lide RS (Grupo de Líderes Empresariais). O presidenciável vai projetar o cenário econômico de 2018 para um grupo de empresários e convidados.

Free shops

Os deputados estaduais Frederico Antunes (PP) e Gabriel Souza (PMDB) estão em Orlando, nos Estados Unidos, na edição 2018 do "Summit of the Americas", evento voltado às redes de free shops em aeroportos e zonas francas. Eles aproveitaram a publicação de Instrução Normativa no Diário Oficial desta segunda-feira, que autoriza a abertura desses estabelecimentos em 32 cidades brasileiras, para tentar atrair negócios a cidades gaúchas de fronteira como Chuí, Rio Branco e Santana do Livramento.

A chegada do outono

O outono começa hoje, às 13h15min. A tendência, segundo a previsão, é que chova mais do que no verão. Mas menos do que em outros outonos.
 

Redes sociais

A pressão das redes sociais marcou mais um gol. Depois de uma avalanche de críticas de internautas, o Ministério das Cidades revogou a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornava obrigatória a realização e aprovação em curso de aperfeiçoamento para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Meu bem, meu mal

Inicialmente, dizia-se que o motorista arcaria com os custos do exame, o que acabou não se confirmando. De qualquer forma, seria um incômodo e uma invasão a mais na vida do cidadão. As redes sociais funcionam para o bem e para o mal. Desta vez, foi para o bem.

O veneno e o remédio

Os boatos de que a vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) - assassinada na semana passada - teria sido casada com o traficante Marcinho VP mostram que as fake news estão aí. O remédio é conhecido: houve uma corrida ao Google por pessoas querendo checar a veracidade das informações e os sites especializados em fact-checking prestaram um belo serviço. Um dos primeiros a desmentir os boatos, o Aos fatos precisou ampliar em cinco vezes a capacidade de processamento do seu servidor, tamanho o volume de acessos que recebia.

Hospital Santa Rita

O Hospital Santa Rita da Santa Casa - o mais antigo em prevenção, diagnóstico e câncer do Rio Grande do Sul - tem novo diretor médico: Ricardo Gallicchio Kroef deu lugar a Carlos Eugênio Escovar, que até então exercia a função de chefe do Serviço de Oncologia Clínica. Kroef passa a se dedicar integralmente ao cargo de coordenador técnico assistencial da Santa Casa.

Súper de bairro

Leitor comenta reportagem de ontem do Jornal do Comércio sobre supermercados de bairro e lembra dos antigos armazéns de "secos e molhados", onde comprava quase tudo, usando a "caderneta". Nela, o dono do armazém lançava, na hora, o valor do que era comprado pelo seu fiel cliente que, no fim do mês, acertava as contas.
 

Ponte no Rio dos Sinos

O Daer obteve a licença ambiental para dar andamento à licitação dos serviços de restauração da ponte sobre o Rio dos Sinos, em Taquara. A recuperação da ponte no quilômetro 44 da
ERS-020 aumentará a capacidade de tráfego da estrutura. Matéria na página 20.