Para reduzir custos e melhorar a qualidade do serviço a Bombril, empresa brasileira com 70 anos de atividade na indústria de higiene e limpeza, está apostando na primarização do transporte de cargas com a Agrega e já colhe bons resultados. Para distribuir seus produtos até agosto de 2016, a Bombril trabalhava a logística de modo tradicional, contratando diversas transportadoras, terceirizando o transporte de produtos. Por meio de um projeto inovador de desintermediação do transporte, a empresa em parceria com a Agrega teve em 12 meses economia de R$ 15 milhões no custo do frete.
"Transportes é uma área crítica, não apenas por ser determinante para boa operação e atendimento, mas por representar custo significativo. Até meados de 2016, nossa contratação de transporte via modelo tradicional de bids e mantínhamos mais de 30 transportadoras. Hoje, com a primarização, destinamos a esta modalidade cerca de 80% do volume de lotação, o que representa a expedição diária de cerca de 150 caminhões a partir das fábricas da Bombril, sendo alinhado com apenas uma transportadora e reduzindo a complexidade", destaca o diretor de Supply Chain da Bombril, Luis Guilherme Paschoal Andrade. A Bombril possui três fábricas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco.
A responsável pela implementação da solução de primarização foi a Agrega, que oferece serviços para empresas de vários segmentos e é encarregada pelo transporte primarizado da Bombril desde o segundo semestre de 2016, cobrindo todo País. Após um ano, a Agrega conseguiu redução do custo total de transporte da empresa, com cobertura de 80% do volume de lotação da Bombril e nível de atendimento compatível.
"Na Bombril conseguimos uma boa redução nos custos de transporte mantendo bom nível de serviço e cobertura. O próximo passo é disponibilizar aos caminhoneiros a nossa plataforma digital de contratação e gestão de entrega", explica o diretor da Agrega, Jarlon Nogueira. Segundo ele, o objetivo é ter um modelo 100% digital já no primeiro trimestre. Com a plataforma digital, a meta é ter um sistema de ofertas de fretes e contratação via mobile, com gestão total de entregas e ocorrências de viagens, gerando ações em tempo real, relatórios que ajudarão a diminuir custos e aumentar a eficiência.