Acidente que matou Zavascki tem relatório final

Documento da Força Aérea Brasileira sugere que piloto do avião forçou pouso na pista mesmo com baixa visibilidade

Por

Coronel Moreno apresenta as conclusões sobre a queda da aeronave
Relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu que a visibilidade em Paraty (RJ) era menor do que a recomendada para uma tentativa de pouso na pista da cidade na tarde de 19 de janeiro de 2017. Naquele dia, o avião que levava o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), e outras quatro pessoas caiu no mar, matando todos a bordo. O relatório final de investigação do Cenipa, órgão ligado à Aeronáutica, foi divulgado nesta segunda-feira e sugere que o piloto Osmar Rodrigues insistiu no pouso mesmo assim.
Além disso, foi apontada a possível ocorrência de ilusões visuais que podem ter desorientado o piloto. Zavascki era o relator dos processos da Operação Lava Jato no STF, tendo sido substituído nesse papel, após sua morte, pelo colega Edson Fachin.
A recomendação para pistas como a de Paraty, em que o pouso é visual e feito sem auxílio de instrumentos ou torre de controle, é que haja visibilidade de 5 mil metros ou mais. O Cenipa estimou que, no momento do acidente, ela estava em 1,5 mil metros. A aeronave partiu às 13h01min de São Paulo. Naquele momento, a visibilidade era boa em Paraty. Mas começou a chover, e a neblina aumentou, chegando a níveis ruins no momento em que o avião se aproximou de Paraty.
"Naquele momento, não havia as condições mínimas de visibilidade requeridas para as operações de pouso e decolagem. Da mesma forma, o campo visual do piloto estava restrito e com poucas referências visuais no solo para sua orientação", afirmou o investigador do Cenipa encarregado do caso, o coronel aviador Marcelo Moreno.
Os dados extraídos da aeronave mostraram inclusive que, minutos antes do acidente, o piloto preferiu esperar mais algum tempo antes de tentar o pouso.
"Após a primeira tentativa de aproximação, ele recolheu o trem de pouso e disse que ia esperar um pouco", disse Moreno.
Houve depois uma segunda tentativa de aproximação da aeronave, mas o piloto voltou a sobrevoar a área. O avião fez uma curva à direita, quando recolheu o trem de pouso e, em alguns segundos, caiu no mar. A investigação apontou a presença de condições que favorecem a existência de algumas ilusões que podem levar um piloto a se desorientar quando faz uma curva. Mas não cravou que isso tenha ocorrido. "Esse tipo de ilusão é potencialmente perigoso, em especial em voos de baixa altitude", afirmou Moreno.
Outra ilusão que pode ter ocorrido é a falsa percepção da altura da aeronave. O piloto podia achar que estava a uma altitude maior do que realmente estava. Isso é mais comum em superfícies homogêneas, com poucos detalhes, como é o caso da água. O problema tende a ser pior em condições de baixa visibilidade.
"Não havia registros de panes ou mau funcionamento relacionado aos sistemas da aeronave", disse Moreno. O piloto também estava com sua licença em dia, e não foram encontrados indícios de que houvesse problemas do ponto de vista médico comprometendo seu trabalho. O piloto, com 30 anos de experiência, estava acostumado a ir para Paraty (RJ), tendo realizado 33 voos para esse destino nos 12 meses anteriores ao acidente. Mas, segundo o Cenipa, isso não impede que ele esteja sujeito a ilusões visuais e desorientação espacial.

Desastre com relator da Lava Jato provocou teorias conspiratórias

A queda do avião turboélice King Air, prefixo PR-SOM, no mar perto do aeroporto de Paraty (RJ) completou um ano na sexta-feira passada. Na época do acidente, Teori Zavascki era o relator, no Supremo Tribunal Federal, dos casos derivados da Operação Lava Jato. A morte violenta do ministro deu origem a dúvidas de familiares e teorias conspiratórias.
Em paralelo à apuração do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a Superintendência da Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigam o caso para saber os responsáveis pelas mortes, ainda que de forma involuntária - por exemplo, uma falha do piloto ou do serviço de manutenção da aeronave.