Marcas brigam por consumidor à beira-mar

Campanhas geram experiências para ampliar lembrança dos produtos pelos clientes

Por Luis Filipe Gunther

Fritz&Frida pretende distribuir mais de 400 mil pulseiras para identificação de crianças na areia
Se o consumidor vai à praia, o jeito é ir atrás. Por isso, marcas gaúchas dos segmentos da alimentação e bebidas lançaram, neste ano, campanhas que apostam na experiência gerada em ações que vão de degustação de produtos à distribuição de pulseiras para maior segurança ou rápida localização das crianças que se perderem dos pais na orla do litoral gaúcho.
A Fritz&Frida pretende distribuir mais de 400 mil pulseiras para os pequenos até o fim do veraneio nas praias, ação que ocorre em parceria com o Corpo de Bombeiros dentro da Operação Golfinho. Todos os dias, é possível obter o material com os guarda-vidas que atuam nas praias. As pulseiras são impermeáveis e têm espaço para escrever o nome da criança e o telefone de um responsável, explica a empresa. 
Já a Fruki criou o Bar 35°, que integra a campanha O verão do jeito que a gente é, e distribuiu refrigerantes de graça na beira-mar em Capão da Canoa. Além do veranista local, a marca espichou a ação e chega à Praia dos Ingleses, na porção Norte da ilha de Florianópolis, onde faz a ação itinerante em 3 de fevereiro. "Buscamos nos aproximar dos consumidores por meio de ações que traduzam momentos especiais da vida real. Estamos muito felizes com o resultado do Bar 35° e com a interação do público", diz o diretor de marketing da marca, Julio Eggers.
O mote da ação é justamente a temperatura. Quando o termômetro crava 35 graus centígrados, é hora de servir refrigerante, que começou em 20 de janeiro em Capão da Canoa. Além do guaraná, também ocorrem shows. "A ideia é despertar a emoção das pessoas, fazendo com que elas nunca se esqueçam deste momento, quando estão com amigos e familiares, e o refrigerante", aposta Eggers.
Praia dá fome, por isso a Cooperativa Languiru resolveu levar as degustações de derivados de frango, suíno e leite para 300 mercadinhos nas praias dos litoral Norte e Sul. A marca criou a Blitz Languiru, que vai distribuir 2 mil kits de praia até o fim da estação, com bolsas térmicas, protetor de vidro para carro e bolas. "O veranista fica na expectativa que o nosso carro passe na praia dele para fazer a brincadeira", afirma o gerente de vendas, Airton José Prediger.
A pessoa tem de responder a perguntas sobre os produtos para ganhar o kit. Também é possível ganhar participando da ação pela conta do Instagram da marca. "Isso gera um resultado muito positivo e maior visibilidade da marca", acredita Prediger.

Pessoas estão mais abertas a provar produtos no verão

O diretor do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM-Sul, Alessandro de Souza, ressalta que o verão é o melhor momento para o setor de marketing das empresas trabalharem. "O consumidor está muito mais aberto a provar um produto. Este é o gancho para criar as atividades da temporada, que acabam sendo muito mais efetivas para o marketing empresarial", relaciona Souza.
As campanhas são ideais para aumentar a adesão às marcas, indica o professor. Pegar o consumidor final "desprevenido" acaba sendo uma tática efetiva para que as empresas consigam crescimento no negócio. "No dia a dia, o consumidor normalmente está na agitação do seu trabalho e não está tão disposto a receber novidades do mercado", contrasta Souza. 
As ações não são reservadas apenas a itens de alimentação, mas acabam sendo muito mais vantajosas ao segmento devido à possibilidade de gerar experiências mais marcantes. "A degustação é relativamente mais fácil de fixar lembrança, assim como a bebida gelada agrada bem mais. Mas nada impede que outros setores aproveitem o verão para fazer novas investidas", sugere o professor da ESPM-Sul.