Porto Verão Alegre: teatro e música no calor da Capital

Comédias, dramas, música - o cardápio do Porto Verão Alegre está bem variado neste final de semana

Por

Fernanda Carvalho Leite e Ingra Lyberato estrelam Inimigas íntimas
Comédias, dramas, música - o cardápio do Porto Verão Alegre é bem variado. Abaixo, selecionamos alguns destaques do fim de semana. Os valores dos ingressos estão no box. Mais informações em portoveraoalegre.com.br.

Inimigas de longa data

Uma das peças mais longevas do teatro gaúcho, Inimigas íntimas completa 10 anos desde a estreia. Ingra Lyberato e Fernanda Carvalho Leite interpretam quatro personagens: a atriz Lúcia, a dona de casa Mariana, a empregada doméstica baiana Yvette e a jornalista homossexual Jussara Mendonça.
Elas vivem situações do presente e do passado construindo, de forma muito engraçada e, por vezes, terna, a preparação para o jantar de acerto de contas das duas ex-melhores amigas.
Em dado momento do passado, duas amigas de infância tornam-se inimigas, mas mantêm um vínculo indestrutível: uma acusa a outra de ter roubado o seu destino. Mariana sonhava em ser atriz; Lúcia queria Osmar na sua vida. Todavia, deu-se o contrário.
Com direção de Nestor Monastério e texto de Artur José Pinto, tem sessões de sexta-feira a domingo, às 21h, no Teatro do Centro Cultural da Santa Casa.

Beatles erudito

Três músicos no palco, unidos para releitura do repertório dos Beatles por meio da linguagem erudita. Com arranjos de Daniel Wolff (violão), o espetáculo Beatles em concerto tem, ainda, Ayres Potthoff (flauta) e Rodrigo Alquarti (cello).
Os artistas, três músicos apaixonados pelo quarteto de Liverpool, realizam uma viagem ao mundo mágico das canções dos Beatles. Os shows acontecem na sexta-feira, às 20h, e no sábado, às 18h, no Instituto Ling (João Caetano, 440).

Clássico de gerações

Há 35 anos em cartaz, Bailei na curva mostra a trajetória de sete crianças vizinhas na mesma rua em abril de 1964. Como pano de fundo, impõe-se uma forte realidade. Um golpe militar num país democrático da América Latina.
A peça, dirigida por Júlio Conte, desenha, ao mesmo tempo, um quadro divertido e implacável da realidade. Divertido sob o ponto de vista da ingenuidade das personagens, e implacável pelas consequências de um golpe que vai refletir na vida adulta dessas personagens.
Apresentações de sexta-feira a domingo, às 21h, no Teatro da Amrigs (Ipiranga, 5.311).

Sobre Qorpo Santo

Com direção de Inês Marocco, Santo Qorpo ou o Louco da Província é livremente inspirada no livro Cães da Província, de Luiz Antônio de Assis Brasil, e em peças teatrais de Qorpo Santo.
Por volta de 1860, o professor de magistério da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, poeta, crítico político, inquieto jornalista, autodenominado Qorpo Santo, vê seu destino fatalmente transformado. Interesse econômico por parte da esposa? Ou interesse moral por parte de uma sociedade que não tolera alguém que comente seus erros?
A montagem realiza apresentações de sexta-feira a domingo, às 21h, no Teatro Renascença (Érico Veríssimo, 307).

+ Porto Verão Alegre

  • Amor de 4: de sexta-feira a domingo, às 21h. Sala Álvaro Moreyra (Érico Veríssimo, 307).
  • Com a corda toda: sexta-feira e sábado, às 20h. Teatro do Sesc (Alberto Bins, 665).
  • Goela abaixo ou Por que tu não bebes?: de sexta-feira a domingo, 21h. Teatro de Arena (Borges de Medeiros, 835).
Ingressos
  • R$ 30,00 (antecipados) ou R$ 40,00 (na hora, nos teatros). Há diversas categorias de descontos.
  • Venda antecipada: Praia de Belas Shopping (terceiro andar) e no DC Shopping - Casarão Verde.
  • Pela internet: no site portoveraoalegre.com.br.
  • Espetáculos nos teatros do Bourbon Country e São Pedro: venda física somente nas bilheterias locais.