Vida curta

Boneco pixuleco - que representa o ex-presidente Lula com roupa de presidiário - foi inflado em uma balsa próxima ao Anfiteatro Pôr-do-Sol

Por

POL JULGAMENTO RECURSO DE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA A doll known as 'Pixuleco', representing former President Luiz Inacio Lula da Silva, is seen on a boat on the Rio Guaiba near the Federal Court where on January 24, 2018 as the appeal court is to issue a ruling critical to former president Luiz Inacio Lula da Silva's hopes of running for re-election. Lula da Silva was sentenced in July 2017 to 9.5 years of prison after being convicted of corruption in Brazil's huge 'Car Wash' graft scandal. The court in Porto Alegre said it will rule on his appeal on January 24. That could decide whether Lula -- hugely popular during his 2001-2010 two-term presidency -- can take part in October 2018 presidential elections in which he is currently the frontrunner. / AFP PHOTO / Jefferson Bernardes Caption
Um dos símbolo das manifestações do Movimento Brasil Livre (MBL), o boneco pixuleco - que representa o ex-presidente Lula com roupa de presidiário - foi inflado em uma balsa próxima ao Anfiteatro Pôr-do-Sol sob protesto dos manifestantes pró-Lula. A Secretaria da Segurança Pública determinou que a embarcação fosse abordada, e o boneco inflável, retirado da orla do Guaíba.

Erro histórico

O ex-deputado Fernando Gabeira criticou os caminhos da militância petista na defesa de Lula em entrevista ao Estadão, lamentando o fato de a esquerda não ter escolhido o caminho da autocrítica para apenas lutar pela sobrevivência do seu líder. "A tática da defesa do Lula, e toda essa opção da esquerda, nos colocou diante de um descaminho histórico." Não é o único da esquerda que tem essa opinião.

Overdose de tribunal

Os futuros candidatos a operadores de Direito já sabem, pela mera leitura de jornais e noticiários de TV, como funciona a Justiça Federal, o que é primeira e segunda instância, e já não errarão, como muita gente, incluindo jornalistas, quanto a diferença entre mandado e mandato.

Alto risco

O blogueiro Artur do Val, ligado ao MBL, foi imprudente ao arrostar a militância petista e sofreu alguns tapas e empurrões de ativistas de esquerda perto da avenida Ipiranga. Salvou-o um cidadão do próprio movimento pró-Lula (de camisa preta), que pediu que o deixassem em paz. Belo gesto.
 

Insônia

Além da derrota de ontem, Lula tem uma supersafra de pepinos na sua horta. Há contra ele outros cinco processos e duas denúncias. É acusado 246 vezes de lavagem de dinheiro, 21 de corrupção passiva, três de formação de quadrilha, quatro de tráfico de influência e duas de obstrução à Justiça, como informa o jornalista Carlos Brickmann, do blog Chumbo Gordo.

Lula

Lula sempre bate na tecla da comparação. Já se disse mais sofredor que Jesus Cristo. Mais recentemente, disse que nenhum magistrado é tão honesto quanto ele. Só se tiver o dom da infalibilidade papal. Papas não erram nunca, mesmo errando.

As vítimas de sempre

Como sempre, em qualquer tipo de protesto de direita, centro ou esquerda, com-terra ou sem-terra, quem se estrepa sempre é o usuário do transporte coletivo e o comércio formal do Centro Histórico. É uma atividade perseguida essa. Ou é camelô, ou é assaltante a afugentar cliente, ou é protesto.

Jovem cientista

A conservação da natureza é um dos temas abordados na 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista deste ano. Realizado por diversas entidades, entre elas, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o prêmio traz como tema "Inovações para a conservação da natureza e transformação social".

O adivinhão

É de Garibaldi o segundo vencedor da promoção "Palpite Premiado Fruki", que propõe aos participantes adivinhar quantas tampinhas de refrigerante têm em uma réplica de 1,80m de Fruki Guaraná. Gilberto Dalmino foi o palpiteiro que mais se aproximou das 11.580 tampinhas colocadas no garrafão, com o lance de 11.583, e levou para casa um Renault Kwid 0km.

Desconto na passagem

O governo da Paraíba autorizou a redução de impostos na venda de Querosene de Aviação (QAV) para empresas de transporte aéreo regional ou com conexão. Há um detalhe: o benefício fiscal concedido às aéreas tem que ser repassado ao cliente na hora em que ele comprar a passagem. Boa.

Miúdas

  • COM exceção da Faixa de Gaza e entorno, o trânsito da Capital ontem foi mamão com açúcar.
  • LOJAS dos shoppings estavam com pouquíssimos clientes. Bom para aproveitar e pechinchar.
  • ASSOCIAÇÃO Leopoldina Juvenil de Porto Alegre completa, neste ano, 155 anos de fundação.
  • DURO não é pagar mais de R$ 5,00 por um expresso. O duro é pagar esse preço por um café comum de lancheria.
  • SÃO esperados 90 mil veículos na freeway no fim de semana. Muitos já viajaram na terça com temor de bronca.
  • DEU Shakespeare: muito barulho por nada. Manifestações em Porto Alegre terminam sem incidentes.