Natal tem série de atrações na Serra gaúcha

Milhares de turistas devem se dirigir à região no feriadão natalino

Por Cristiano Vieira

Público reunido no Centro para o show de acendimento das luzes
Quando o tema é Natal, não tem para ninguém: a serra gaúcha concentra os eventos mais importantes do Brasil. É para lá que milhares de turistas devem se dirigir neste feriadão natalino - além dos espetáculos que celebram a data, a Serra conquista pelas opções gastronômicas e de compras. 
A expectativa é enorme: conforme Fernando Boscardin, presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias (que inclui Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula), a ocupação nos hotéis no feriadão de Natal será de 90% (somente em Gramado deve chegar a 98%). 
A região ampliou os investimentos para as comemorações da data em 2017. Municípios e parceiros privados aportaram mais de R$ 32 milhões em infraestrutura para proporcionar o tradicional evento natalino que acontece em todos os anos. 
A seguir, a programação das festas:

Natal Luz de Gramado

Com a maior programação desta época do Brasil, o Natal Luz de Gramado prossegue com diversas atrações neste feriadão prolongado. São apenas três os espetáculos com cobrança de ingresso: Natal Pelo Mundo, Reencontros de Natal e o Grande Desfile de Natal - o restante das atividades é gratuita.
Os demais shows são todos gratuitos - destaque, diariamente, para a Parada de Natal (às 16h) e o show de acendimento das luzes (20h30min), que costuma reunir uma multidão de turistas no Centro de Gramado.
Neste domingo, ainda, outras atrações, como a Orquestra de Violões de Gramado, com apresentação às 19h30min na Rua Coberta. No sábado, no mesmo horário e local, a música fica cargo da Orquestra Sinfônica de Gramado. Já no dia 25, às 21h30min, acontece o Grande Desfile de Natal.
O Natal Luz se estende até 14 de janeiro de 2018. As informações sobre horários e ingressos estão no endereço www.natalluzdegramado.com.br.

Korvatunturi

Ainda em Gramado: o espetáculo natalino Korvantunturi, em cartaz desde 2012, segue com a agenda de apresentações no fim de semana do Natal. O show coloca em cena 17 artistas com diferentes técnicas, como teatro, dança, circo, música, malabarismo, acrobacias e efeitos visuais
Com o tema "fazer o bem é ser muito mais feliz", Korvatunturi - A origem do Natal reúne valores como fé, esperança, amor e amizade, garantindo um espetáculo emocionante para toda a família. As apresentações ocorrem no Teatro Korvatunturi (rua São Pedro, 663).
Para atender o grande número de turistas que circulam por Gramado e cidades da serra gaúcha neste período de alta temporada, o número de sessões foi ampliado - neste fim de semana prolongado, haverá uma por dia (sexta-feira, sábado e segunda-feira, sempre às 19h30min). Informações sobre ingressos no endereço korvatunturi.com.br.

Natal no Jardim da Serra

Nova Petrópolis promove, até 31 de dezembro, o Natal no Jardim da Serra Gaúcha. A programação oferece atrações repletas de religiosidade, espetáculos musicais, encenações teatrais, feira de Natal e shows de fogos.
Neste sábado, o grupo Teatro Luz & Cena apresenta o Auto de Natal, a partir das 20h, no palco da Rua Coberta. Na véspera do Natal, as celebrações ocorrem nos bairros e comunidades do município - as festas devem acontecer em igrejas e templos, conforme cada local.
No dia 25 de dezembro, acontece o momento de reflexão, com religiosos de diferentes crenças, no palco da Rua Coberta, a partir das 20h. A decoração natalina de Nova Petrópolis tem mais de 4 mil metros de fios luminosos.

Sonho de Natal

Em Canela, o tradicional Sonho de Natal intensifica a programação. No sábado, às 21h30min, o Christmas In Concert (com balé, música e arte circense) ocorre no Multipalco, Centro da cidade.
Na sexta-feira, a principal atividade é o Auto de Natal (às 21h30min). Diariamente, acontecem as atrações Siga a sua estrela (21h, 22h e 23h, na Catedral de Pedra) e Praça das Luzes (21h30min, 22h30min e 23h30min, na praça João Corrêa). Totalmente gratuita, a programação do Sonho de Natal se encerra dia 14 de janeiro.