O arranha-céu

Colunas não fazem retrospectivas, seria impossível destacar as melhores notas do ano que finda em apenas uma página

Por JC

pg3 camelôs empilhando caixas de frutas no Centro Histórico - fernando albrecht
Colunas não fazem retrospectivas, seria impossível destacar as melhores notas do ano que finda em apenas uma página. Mas o Começo de Conversa entendeu que uma foto representativa seria de bom alvitre, que é esta. A cena, publicada em fevereiro, mostra a logística vertical das bancas irregulares no Centro Histórico da Capital. É quase uma miniceasa. E o carrinho com os engradados de frutas veio rodando pela avenida Salgado Filho.

Bebês da virada

Que tal nascer já com um dinheiro para o futuro? A Icatu Seguros vai dar R$ 2.018,00 para crianças de todo o Brasil nascidas na virada do ano. Vale para bebês nascidos em parto normal entre a 0h e 2h no dia 1 de janeiro. Se o pai ou a mãe já for cliente Icatu, ganha em dobro a doação. Informações no wwww.bebesdavirada.com.br/banrisul.
 

Sem doação

Leitor quis deixar parte do seu Imposto de Renda para duas instituições beneficentes da Capital - quinta-feira foi o último dia para essa boa ação. Acontece que o link da prefeitura trava na hora de imprimir o boleto. E precisa ser dessa forma, caso contrário a Receita não reconhece a doação. Muita gente tem a mesma queixa. Dá até para desconfiar de sabotagem, porque trava justo na hora de imprimir o boleto.

Em busca do Chevette perdido I

O barato sai caro. Isso deve ser levado em conta para qualquer compra de equipamentos públicos, incluindo as marcas de carro compradas pelo governo do Estado para a segurança, alvo de críticas pelo custo. Ambas são conhecidas por sua durabilidade e confiabilidade, requisitos indispensáveis para viaturas que rodam 24 horas por dia, como é o caso da Brigada Militar.

Em busca do Chevette perdido II

Para aguentar esse tranco não adianta comprar carros de baixa cilindrada e baixa potência. Numa perseguição a criminosos, seriam mais lerdos que tartaruga artrítica. Essa é a sina da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, o ranço que impregna mais que armários com roupas mofadas. Se não há viaturas, críticas abundam; quando se compra carros de respeito, há críticas também. Dependesse deles, Chevette e olhe lá.

Historinha de sexta

No finzinho do ano, o Arquimedes recebeu um cheque de um serviço feito e cujo pagamento ele não esperava mais receber. Não era uma fortuna, mas daria com folga para uma baita ceia de Ano-Novo para a família e convidados. Então foi ao Restaurante Treviso do Mercado Público e pediu ao sócio Carlinhos um peru de respeito, com sarabulho e tudo mais que a casa oferecia, pagando com o cheque recebido. Passada a virada do ano, o Arquimedes procurou o Carlinhos.
Meu amigo, lamento muito dizer, mas o teu peru não estava bom.
Carlinhos nem mudou sua posição, cotovelo apoiado no balcão. Chegou perto do cliente e falou quase no ouvido.
Teu cheque também não estava bom...

Leis inúteis

Os resultados da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e da Desburocratização foram apresentados pelo vereador porto-alegrense Felipe Camozzato (Novo). Ao todo, neste ano foram 16 propostas para revogação de leis que impactam a vida do empreendedor na Capital, entre elas a revogação da obrigatoriedade de recantos infantis em edifícios de apartamentos. Também foram apresentadas ações que impactam o dia a dia do empreendedor.

Sucesso retornável

As máquinas que coletam garrafas de vidro retornáveis da Ambev receberam 120 milhões de vasilhames desde o início de 2017. Só no Rio Grande do Sul, foram cerca de 2,3 milhões de cascos, números que indicam a mudança de comportamento do consumidor, que já veem nessa opção o melhor custo benefício, por serem até 30% mais baratas.

Boa ação

O restauro da antiga Intendência São José do Norte (RS) começará a ser executado em janeiro. A obra tem um custo total de R$ 6 milhões e será realizada através da Lei Rouanet, com financiamento da EBR - Estaleiros do Brasil, Mitsui & Co., Toyo do Brasil, Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro e Toyo Setal.

Bicampeonato

Pela segunda vez, o Sinduscon-RS é vencedor do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social na Categoria Entidade. Em 2015, a premiação foi conferida ao Sindicato com o Projeto Construção Cultural. Já na edição de 2017, mereceu o destaque com o projeto Banco de Materiais de Construção, seguindo as premissas da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da Fiergs.

Miúdas

  • DESDE a invenção dos fogos de artifício pelos chineses, um bocado de gente se arrepende de usá-los.
  • ANO-Novo: adultos e crianças queimadas e mutiladas. O homem é o único animal que cai no mesmo buraco duas vezes.
  • QUEM pular as sete ondas no nosso Litoral, como manda o ritual da virada, vai pegar um pouco do marrom do mar.
  • QUE beleza dirigir em Porto Alegre nesta quinta-feira com poucos carros nas ruas. Melhor ainda no dia 1 de janeiro, porém...
  • PORÉM de sempre é o que fazer em Porto Alegre em um dia em que quase tudo fecha.