Fifa estuda permitir atletas de atuarem por mais de uma seleção

De acordo com a atual regulamentação da Fifa, um jogador não pode atuar por mais de uma seleção nacional

Por Folhapress

ATLETICO MADRID'S BRAZILIAN FORWARD DIEGO DA SILVA COSTA CELEBRATES AFTER SCORING DURING THE SPANISH LEAGUE FOOTBALL MATCH CLUB ATLETICO DE MADRID VS RC CELTA DE VIGO AT THE VICENTE CALDERON STADIUM IN MADRID ON OCTOBER 6, 2013. AFP PHOTO/ PIERRE-PHILIPPE MARCOU
A Fifa está considerando mudar as regras que envolvem a atuação de jogadores em seleções. O vice-presidente da entidade máxima do futebol, Victor Montagliani, afirmou que é cogitada a possibilidade de atletas jogarem por mais de uma seleção.
"O mundo está mudando. A imigração está mudando. Existem problemas de nacionalidade surgindo no mundo. Por isso, é um bom momento para notar tudo isso e pensar que existem soluções sem ferir a integridade do esporte", destacou Montagliani.
Outra mudança estudada pela Fifa é na regra que prevê que um atleta sem ligação de sangue com um país só pode representá-lo após cinco anos morando e jogando no determinado local.
De acordo com a atual regulamentação da Fifa, um jogador não pode atuar por mais de uma seleção nacional. Uma exceção aconteceu com Diego Costa. O brasileiro naturalizado espanhol foi convocado pelo Brasil para um amistoso em 2013 e no ano seguinte virou figurinha carimbada na Espanha. Isso aconteceu porque o atacante não chegou a vestir a camisa da seleção brasileira em partidas oficiais.