Compulsório irá para padrões internacionais, diz Goldfajn

Segundo presidente do BC, recuperação do rating do Brasil ocorrerá em pouco tempo

Por

Presidente do BC, Ilan Goldfajn, destacou, em carta aberta ao ministro da Fazenda, que a queda dos preços dos alimentos foi maior que o previsto
O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, afirmou nesta terça-feira durante audiência pública da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), que o compulsório é um dos assuntos tratados pela Agenda BC , da instituição. Segundo ele, o BC já simplificou os compulsórios este ano e, no médio e longo prazo, "vamos pensar para que o compulsório convirja a padrões internacionais".
Questionado a respeito da redução do rating do Brasil por agências internacionais de classificação de risco, Goldfajn afirmou que a recuperação ocorrerá "já, já". Neste ponto, citou a queda do Credit Default Swap (CDS) brasileiro nos últimos meses, como um exemplo de que o mercado financeiro enxerga uma situação mais favorável ao Brasil hoje.
A audiência na CMO busca avaliar o cumprimento dos objetivos e das metas das políticas do BC, considerando os impactos no balanço da instituição. Goldfajn argumentou que o importante não é a existência de quatro ou cinco bancos, mas sim que haja competição no mercado bancário. Ele voltou a citar que o BC tem trabalhado pelo empoderamento dos pequenos bancos e das empresas de tecnologia. "Se queremos mais bancos menores, temos que pensar na democratização das informações. Por isso os deputados têm que olhar com cuidado o projeto do Cadastro Positivo", afirmou.
Goldfajn também defendeu novamente a explicação de que a inflação caiu devido as ações da autoridade monetária, e não apenas devido à retração econômica. "É inegável que a inflação caiu, e ela não tinha caído nos dois anos de recessão", rebateu.
Segundo ele, a inflação caiu também pelo retorno da confiança após as medidas tomadas pelo governo. "Quando se está em recessão e há incerteza, ninguém reduz preços. Só quando o futuro fica mais claro que empresas ficam confortáveis em reduzir preço", respondeu.
Goldfajn repetiu que os juros estão caindo e que a taxa real está próxima de seu menor patamar histórico. "Há inclusive a expectativa de analistas de que a Selic feche 2017 abaixo de 7,5%. O juro estrutural está caindo porque estamos fazendo ajustes e avançando nas reformas", acrescentou. O presidente do BC disse ainda não acreditar que o governo deva usar os bancos públicos, da forma como foi feito no passado, para puxar a queda das taxas de juros. "Usar os bancos públicos dessa forma não nos leva a resultados sustentáveis. Temos que estimular isso nos bancos públicos e nos privados", respondeu. Em resposta aos parlamentares, o presidente do BC reiterou que os spreads bancários estão caindo e reforçou que a autoridade monetária deseja que eles caiam ainda mais.

Meirelles afirma que reformas econômicas já mostram resultado e que País mudou

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta terça-feira em Brasília, que a economia brasileira passa por um forte processo de reversão da situação desfavorável em que se encontrava em maio do ano passado, mês em que se iniciou o atual governo de Michel Temer. "Em maio do ano passado, no início do governo, o Brasil estava com um grave desequilíbrio", disse ministro, para quem a situação já mudou.
Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que debateu a situação da economia brasileira, Meirelles citou as projeções dos analistas do mercado para os indicadores macroeconômicos para ilustrar as suas afirmações aos senadores. "A Selic atual é de 7,50% e é esperado pelo mercado que ela se mantenha em um dígito até 2020", disse, lembrando que a taxa de Risco País, medida pelo Credit Default Swap (CDES) de cinco anos, de 25 de outubro, está em 173 pontos. Há um ano, o risco Pais estava em 328 pontos.
A inflação, segundo Meirelles deverá ficar em torno de 3% neste ano e o Produto Interno Bruto (PIB), em 2018, deverá crescer acima de 2,5%. "Estamos com trajetória de inflação baixa, juro baixo e retomada do crescimento", destacou Meirelles.
O ministro afirmou que as reformas que foram promovidas já mostram resultados. Ele disse que o governo mantém uma expectativa em relação ao crescimento do PIB em 2018 mais conservadora do que o previsto pelo mercado. Meirelles disse também que as mudanças na tributação de fundos exclusivos e a reoneração da folha de pagamento são ajustes para dar isonomia ao mercado.