Startups ditam novo ritmo das inovações

Parcerias entre empresas tradicionais e jovens players inovadores aceleram modernização

Por Patricia Knebel

Expointer 2017
A presença de jovens empreendedores, investidores, mentores de startups e executivos de incubadoras e aceleradoras na Expointer 2017 ilustra que, definitivamente, há uma mudança em curso. Os atores dos ambientes de inovação brasileiros estão olhando mais atentamente para o setor de agronegócios.

Continue sua leitura, escolha seu plano agora!

Já é assinante? Faça login

Internet das Coisas ganha espaço para geração de dados estratégicos

Sensores IoT captam indicadores como temperatura, umidade e luminosidade em aviários
Uma das startups que a Ventiur está acelerando é a Allexo, que desenvolve soluções de Internet das Coisas (IoT) para o mercado, inclusive para o segmento agroindustrial. A solução coleta informações de maquinários agrícolas e de ambientes de aviários, entre outras aplicações, e fornece os dados de forma integrada, com baixo custo e acessível ao usuário do ponto de vista tecnológico, explica o diretor da empresa, Alexandre Winck Ramos. Um exemplo é o monitoramento da performance do pivô de irrigação. "A nossa solução permite às empresas aproveitar os melhores recursos naturais e financeiros, e com muita facilidade de uso", explica.
Outra startup com portfólio de IoT para o agronegócio é a E-Aware, incubada do Centro de Empreendimentos em Informática (CEI), da Ufrgs. Um dos focos são as soluções para a avicultura. Sensores colocados nos aviários captam indicadores como temperatura, gases do ambiente, umidade e luminosidade. De acordo com o CEO da empresa, Jean Michel Winter, o equipamento extrai dados do processo de forma minimamente invasiva, transformando-os em informações de valor para que o produtor consiga conduzir o processo de forma precisa e com mais eficiência.
"O acesso a equipamentos com alta capacidade computacional na palma da mão, como os smartphones, quebrou paradigmas em relação ao uso de ferramentas tecnológicas no campo. Isso está impulsionando a adoção de soluções como sensores e drones no campo", relata.