Homeopatia ganha espaço na pecuária

Economia com o uso de medicações convencionais pode chegar a 90% para gado de leite, e a 50% se a homeopatia for usada no gado de corte

Por Ana Esteves

Entre as vantagens, especialistas apontam a redução de custos com fármacos tradicionais
O uso de medicamentos homeopáticos para o tratamento de animais de grande porte tem ganhado cada vez mais adeptos na pecuária gaúcha. Entre as vantagens, está a redução de custos com fármacos convencionais e a possibilidade de manter os animais leiteiros em produção, mesmo durante o tratamento, já que os homeopáticos têm resíduo zero. A médica veterinária Maria do Carmo Arenales, diretora da Arenales Homeopatia Animal, diz que a economia com o uso de medicações convencionais pode chegar a 90% para gado de leite, e a 50% se a homeopatia for usada no gado de corte.

Continue sua leitura, escolha seu plano agora!

Já é assinante? Faça login

Veterinários reconhecem eficácia para o bem-estar animal

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), José Arthur Martins, diz que o conselho reconhece a homeopatia como uma das únicas especialidades da medicina veterinária. "O CRMV-RS vê como muito bons olhos o uso da homeopatia, pois sua eficácia está comprovada cientificamente e dá resultados, tanto na clínica de pequenos como na de grandes animais. Então, porque não usá-la?", diz Martins.
O dirigente do CRMV-RS afirma que a homeopatia é mais um componente da cadeia do bem-estar animal, que também inclui pastagem de boa qualidade e ordenha em local menos estressante.
Paulo Sérgio Telles da Cruz acrescenta que a homeopatia deve ser usada em conjunto com boas práticas no campo, melhorar o ambiente como forma profilática. "Não adianta tratar o carrapato, se não roçar o campo, se não fizer rodízio de animais. Tem muito produtor que usa homeopatia por um tempo e depois tem que voltar para alopática, porque as medidas profiláticas não foram suficientes. É preciso remover os obstáculos", diz.

Cabanha reduz custo de tratamentos em 70%

O proprietário da Cabanha Touro Passo, de Uruguaiana, Guilherme Duarte, usa homeopatia há 11 anos para combater o carrapato e já conseguiu reduzir em 70% o custo com o uso de carrapaticidas químicos. "A infestação é alta na propriedade e chegamos a perder 20% da terneirada nascida, em função da tristeza parasitária."
Duarte conta que começou a usar homeopatia com "um pé atrás", mas que funcionou muito bem e que durante 12 meses, não precisou usar qualquer tipo de carrapaticida químico. "A ideia da homeopatia não é liquidar com o carrapato, mas aprender a lidar com ele dentro dos níveis aceitáveis, sem que ele cause prejuízo. Faz com que infestação diminua, mas garante que o animal continue em contato mínimo com o carrapato, para que desenvolva imunidade contra o parasita", explica.
O pecuarista diz que com os carrapaticidas as vacas ficam com a imunidade baixa e, com isso, não passam anticorpos para o terneiro, através da amamentação. "Com a homeopatia, isso não ocorre e a vaca consegue transferir a imunidade para a cria. Além disso, a carne pode ser considerada orgânica, pois não contém químicos."
Duarte também usa homeopatia para aumentar a fertilidade nas vacas receptoras e melhorar o grau de prenhez. "Usamos ainda nos touros pais, com problema na formação do sêmen que era baixa e aumentou com o tratamento homeopático."