Pla promete uma nova fábrica gaúcha

A planta em operação tem cinco linhas de montagem e gera, atualmente, metade do que poderia, de acordo com o gerente de marketing da Pla, Rodrigo Oliva

Por Samuel Lima

Rede no País conta com mais de 55 concessionárias nos principais estados agrícolas
A fabricante argentina de pulverizadores Pla pretende construir uma nova fábrica em território gaúcho em até dois anos. O empreendimento se somaria à unidade da empresa em Canoas, única do País, que opera desde 2004 e produz cerca de 120 máquinas por ano, alinhada com o número de vendas no Brasil.

Continue sua leitura, escolha seu plano agora!

Já é assinante? Faça login

Mahindra planeja expansão

Empresa indiana prevê nova planta com prioridade para o Rio Grande do Sul
Responsável direta pela própria marca no Brasil desde outubro, quando adquiriu a operação da Bramont em Dois Irmãos, a Mahindra planeja crescer no País. Hoje vendendo entre 400 e 500 tratores por ano, a indiana quer alcançar 2 mil unidades em 2022. Para atingir a meta, prevê investimentos de US$ 70 milhões até lá, incluindo uma nova fábrica, ainda em estudo.
"Até o fim do ano vamos apresentar à matriz as sugestões, que podem ser aquisições ou fábricas iniciadas do zero", comenta o diretor-geral de operações da empresa, Jak Torretta Junior. A prioridade é que também seja no Estado. A fábrica do Vale do Sinos, com capacidade para mil tratores/ano e que não pode ser expandida por estar em meio à cidade, atuará com peças. Hoje, 70% das vendas no País já são de produtos nacionais, e a nacionalização de novos modelos não depende da nova unidade. A filial brasileira ainda passará a atender Bolívia, Paraguai, Chile, Uruguai e Peru.
 

Trator a metano deve chegar em 2020

Principal atração da New Holland na Expointer passada, quando um protótipo esteve em exposição no parque, o trator movido a biometano da marca teve ontem (29) lançamento mundial, agora numa "versão conceito", durante a Farm Progress Show, em Decatur, Illinois, Estados Unidos. Virou destaque também em Esteio, onde diretores brasileiros apresentaram à imprensa novidades da multinacional: "Colocamos mais potência, torque, autonomia e cabine, com todo um design futurístico que vamos aproveitar", afirmou o gerente de marketing de produto da New Holland Agriculture, Eduardo Luís.
A projeção é que o produto entre no mercado a partir de 2020, caso haja aceitação. O principal atrativo é a redução de custos, sendo possível criar o próprio combustível e energia com resíduos da propriedade. Luís fala em redução de 10% a 30% nos custos em relação à máquina a diesel, por exemplo, mas existe o desafio de superar as versões convencionais também em performance.
O destaque do estande da New Holland na 40ª Expointer é o lançamento do pulverizador Defensor 2500. Também foram incluídas novidades deste ano como a semeadora PL6000, a linha de colheitadeiras CR EVO e duas escavadeiras, entre outras máquinas.

Valtra aposta suas fichas também na agricultura familiar

Unidades de até 100 cv foram os mais procurados no primeiro semestre
O surpreendente aumento na procura de tratores pela agricultura familiar brasileira nos primeiros meses do ano chamou a atenção da fabricante Valtra, que dá ênfase ao segmento para alavancar as vendas após a crise. Paulo Beraldi, diretor comercial da empresa no País, destaca que cerca de 60% dos 21,5 mil tratores vendidos pelo setor entre janeiro e julho de 2017 foram unidades de até 100 cavalos de potência, característica desse público, enquanto que, historicamente, o número fica entre 40% e 45%.
A explicação estaria no acesso ao crédito. Beraldi diz que os financiamentos ficaram mais restritos para todos, mas a situação é ainda mais crítica para o grande produtor. "Ao pequeno, o governo não dá as costas", observa. De olho nisso, a Valtra teria investido em promoções para a linha de tratores de menor porte e atualizado alguns produtos, deixando-os "menos robustos" e com preço "mais razoável".
Ainda assim, a grande estrela da Valtra para a feira é uma máquina de elite: o T CVT, eleito o Trator do Ano na mais recente Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).