Delícias mineiras estreiam no parque

Por Guilherme Daroit

Graduação alcoólica de 43% da Sapézinha vem atraindo interesse dos gaúchos
Pela primeira vez na Expointer, agroindústrias de fora do Estado expõem no Pavilhão da Agricultura Familiar. São seis empresas familiares de Minas Gerais, trazidas em parceria pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg), que apresentam produtos típicos de lá, como queijo, farinha, café e cachaça.

Continue sua leitura, escolha seu plano agora!

Já é assinante? Faça login

Queijo campeão na Françaestá exposto na feira

Entre as seis agroindústrias mineiras que expõem no Pavilhão da Agricultura Familiar na 40ª Expointer, uma delas chama a atenção por ostentar rosetas semelhantes às dadas aos animais grandes campeões da feira. O prêmio exibido por Joel Leite, da Fazenda Caxambu, de Sacramento (MG), porém, é mais incomum.
Seu queijo minas artesanal com mofo é o único brasileiro com a medalha Super Ouro do Salão Mundial do Queijo, conquistada na última edição, realizada na França, em junho. Só 15 dos mais de 700 inscritos ganharam a distinção e podem dizer, sem hipérbole, que são os melhores queijos do mundo.
"O prêmio abriu portas para todos os lados, começamos a vender para São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná", conta Leite, que toca o negócio com sua família. Com a procura em alta, a produção não dá conta. Em Esteio, só há dois exemplares do queijo campeão - o avaliado na França, trazido como troféu, e outro, mais fresco, para exibição.
Leite garante, porém, que um carregamento saiu ontem de Minas para abastecer seu estande no Pavilhão da Agricultura Familiar, que vende, por enquanto, os outros tipos de queijo produzidos pela família.
Mas, até o fim de semana, devem estar disponíveis unidades do queijo premiado, com preço de R$ 80,00 por 700 a 800 gramas. O produtor recomenda que quem quiser comprar envie mensagem pelo Facebook - https://www.facebook.com/senzalaqueijo/.