A força da união

A Cooperativa Agropecuária Júlio de Castilhos (Cotrijuc) e a Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma (Camnpal) estão colocando em prática a intercooperação, sexto princípio do Cooperativismo

Por

pg3 reunião de dirigentes de cooperativas na Casa do BRDE na Expointer - Divulgação brde
A Cooperativa Agropecuária Júlio de Castilhos (Cotrijuc) e a Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma (Camnpal) estão colocando em prática a intercooperação, sexto princípio do Cooperativismo. Juntas, vão construir uma unidade de armazenagem na fronteira dos dois municípios para servir os produtores associados de ambas. O anúncio desse feito inédito no cooperativismo gaúcho foi feito ontem na Casa do BRDE na Expointer.

O massacre

O colunista Carlos Brickmann (www.chumbogordo.com.br) faz uma revelação espantosa. No dia 26 de agosto foi morto o centésimo PM do Rio de Janeiro em 2017. "São 13 assassínios de policiais por mês. E o silêncio que se faz é atordoante, como se nada houvesse, como se PM não fosse gente." Muito bem observado. Isso quando não torcem pelos bandidos.
 

Vai sem medo

Pelo menos um pouco de medo todos têm de bovinos, e se ele for um búfalo, a imagem instantânea é a visão do búfalo africano dos documentários, este sim um matador perigoso. O nosso búfalo é dócil, garante o zootecnista Luis Fernando Aguirre. Pesando mais de uma tonelada, estes exemplares, premiados, foram acariciados até pelos pequenos visitantes da Expointer. O criador é Delfino Beck Barbosa, da Fazenda Panorama, de Camaquã.
 

O candidato

Diante de uma crise de lideranças políticas no Brasil, a solução deve vir da iniciativa privada, de acordo com Luiz Carlos Cabrera, professor da Fundação Getulio Vargas e sócio da PMC Panelli Motta Cabrera & Associados. Em reunião do G100 Brasil - Núcleo de Estudos do Desenvolvimento Empresarial e Econômico, realizado ontem em São Paulo, Cabrera disse acreditar que o próximo grande líder sairá do empresariado.

Chefs Gourmet

Pela primeira vez em Nova Petrópolis, o evento gastronômico cultural Chefs Gourmet estará na cidade, na Rua Coberta. A partir de hoje até domingo, 12 restaurantes, sendo oito de Nova Petrópolis, dois de Gramado e dois de Canela, vão apresentar pratos especialmente elaborados a - acredite - preços entre R$ 15,00 e R$ 25,00.

Legítima defesa

O projeto de lei do deputado federal Afonso Hamm (PP) que regulamenta o Porte Rural de Armas foi debatido ontem na Casa da Farsul, na Expointer. Afinal, assaltos chegaram a níveis insuportáveis no campo. Mas não é assim para qualquer um. A licença de porte ficará restrita aos limites da propriedade e será concedida para maiores de 21 anos que comprovarem bons antecedentes criminais e habilidade no manejo do armamento.

40 e tantos

Durante um evento na Casa Branca, o governador José Ivo Sartori (PMDB) afirmou que estava casado com a primeira-dama desde a criação da Expointer, que lembrava muito bem disso porque casou sem gravata. Maria Helena Sartori fez um olhar de revesgueio para o governador, dizendo que era muito mais que isso, afinal eles namoraram anos antes do casamento. Risadas gerais.

Com ou sem?

O MST participou da invasão do pátio da Casa Branca na Expointer juntamente com outros movimentos sociais. A crise no setor do leite motivou a ação. Estranho. Se o pessoal do MST não tem terra, como produz leite?

Dois anos de sucesso

O caderno GeraçãoE do Jornal do Comércio completou nesta semana dois anos. Sucesso de público, o suplemento que conta a história de jovens empreendedores entra agora na terceira temporada. A reportagem de capa desta edição é sobre o mercado de jantares temáticos em Porto Alegre.
 

Miúdas

  • BRASIL reduziu em 42% o número de fumantes passivos no ambiente familiar, uma bela notícia.
  • PORÉM, o de sempre, deve ter aumentado barbaridade o número de fumantes passivos de maconha.
  • DESCOBERTA de mais fraudes públicas e privadas é atordoante pelos valores e empresas acusadas.
  • ESTÁ na hora de mudar o "Ordem e Progresso" do lábaro nacional para "Fraudes sem Progresso".

Finais

  • FRIOZEM Logística está com novo centro de distribuição; fica em Esteio para atender a demanda de carnes, embutidos e industrializados da região e do Interior.
  • SADI Schwerdt, ex-capitão do Inter, lança o livro Nosso Capitão (Libretos) no dia 14 de setembro, às 18h30min, no Restaurante Terra@Cor, em Porto Alegre.