Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 28 de agosto de 2017. Atualizado �s 23h13.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

Patroc�nio

Not�cia da edi��o impressa de 29/08/2017. Alterada em 28/08 �s 20h13min

Na contram�o da crise, Rumos Ita� Cultural fomenta cultura

Essencial para projetos como o filme Rifle, do ga�cho Davi Pretto, programa Rumos Ita� Cultural abre inscri��es para bi�nio 2017-2018

Essencial para projetos como o filme Rifle, do ga�cho Davi Pretto, programa Rumos Ita� Cultural abre inscri��es para bi�nio 2017-2018


VITRINE FILMES/DIVULGA��O/JC
Cristiano Vieira, de S�o Paulo
Um dos principais editais de apoio à cultura do Brasil, o Rumos Itaú Cultural começa a receber, a partir de hoje, as inscrições para o biênio 2017-2018. Em tempos de aperto nos cintos devido à crise econômica, uma boa notícia: o orçamento total deve se manter na média dos editais anteriores - cerca de R$ 15 milhões.
O Rumos não delimita, na inscrição, a área específica do projeto (como música, cinema, teatro ou dança, por exemplo). A intenção é que o proponente paute o instituto a partir de suas ideias - basta que o autor inscreva sua proposta em uma das três linhas de conhecimento estabelecidas pelo edital (criação e desenvolvimento; documentação; e pesquisa).
Isso permite total liberdade na construção do projeto. Também não existe teto orçamentário. "Percebemos que, quando havia limite máximo, alguns proponentes tentavam reduzir seu projeto para caber nele. Isso tira liberdade criativa e prejudica o artista", explicou ontem, na capital paulista, o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron.
Pelo último edital, do ciclo 2015-2016, o Itaú Cultural recebeu mais de 12 mil projetos - 117 deles passaram pela peneira e foram selecionados para conseguir os recursos. Agora, uma parte dos projetos aprovados e já executados (24 trabalhos) estão na mostra Narrativas do Invisível, em exibição na sede da instituição, em São Paulo, de 31 de agosto a 5 de novembro.
As propostas inscritas são examinadas, em uma primeira fase, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do Brasil. Depois, passam por uma segunda seleção, formada por profissionais externos ao Itaú Cultural e por gestores da instituição. Os critérios que norteiam as avaliações são singularidade do projeto, sua relevância e consistência. Para explicar o passo a passo do edital, a Caravana Rumos irá percorrer todas as capitais do Brasil no período de 4 de setembro a 26 de outubro. O cronograma está em definição.
Neste ano, duas novidades principais. O Itaú Cultural identificou que, em algumas regiões e cidades, a participação de projetos é baixa. Para tanto, a caravana, nestas dez cidades (Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Macapá, Maceió, Palmas, Porto Velho, Rio Branco e Teresina) terá um olhar mais apurado, buscando aumentar a participação local no edital. A segunda novidade é que o processo de inscrição, agora, conta com ferramentas de acessibilidade tanto para pessoas cegas ou com baixa visão quanto para surdos.
Muito mais que o valor financeiro destinado aos projetos, Saron explica que o Rumos é um programa de incentivo que cumpre uma função importante de política cultural - algo que o poder público, no Brasil, não mantém e nem faz questão de incentivar. "A demonstração disso é a fragilidade atual da Fundação Nacional das Artes (Funarte). Criada em 1976, vive um dos seus momentos mais dramáticos, sem recursos e com seus colaboradores indo embora", lamenta ele.
Do Rio Grande do Sul, há iniciativas recentes na área cultural que se tornaram possíveis graças ao financiamento do Rumos. A Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB) lançou, em agosto, duas publicações (uma sobre a obra do artista Claudio Goulart e outra a respeito da história da fundação) como parte do projeto Revelando acervos, aprovado pelo Rumos.
Outros exemplos são a peça Caliban, da Terreira da Tribo, que circulou nacionalmente neste ano e, ainda, o elogiado filme Rifle, de Davi Pretto, premiado em diversos festivais e visto recentemente nos cinemas.
As inscrições podem ser feitas até 3 de novembro, por meio do site rumositaucultural.org.br. Não é necessário entregar o projeto completamente finalizado ou formatado - basta ter um conceito, uma proposta do que queira fazer, e detalhar itens como produção, viabilidade técnica e orçamento.
É permitido anexar qualquer material de apoio, como vídeos, textos, imagens e arquivos de áudio. O resultado final será divulgado em 28 de maio de 2018.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia