Kelly acredita que sua ideia aumenta o repertório dos pequenos Kelly acredita que sua ideia aumenta o repertório dos pequenos Foto: MARCELO G. RIBEIRO/MARCELO G. RIBEIRO/JC

Iniciativa leva crianças para viverem as artes visuais em Porto Alegre

O Clube do Museu propõe experiências que aproximam mundo infantil das obras

O Clube do Museu leva, todo mês, grupos de crianças de 7 a 11 anos para aprenderem sobre artes visuais, vivenciarem a experiência de estar numa exposição e fazerem seus próprios trabalhos a partir disso. O circuito de visitações leva 1h30min e gera aproximação em vários níveis: ocorre alternadamente em museus, galerias, ateliês e casas de artistas locais.
Influenciada pelo modelo da Escola Projeto, de trazer a vivência artística para o convívio das crianças, a idealizadora do clube é a pedagoga Kelly Martinez, 31 anos. "Eu vi como é importante para o desenvolvimento da criança esse contato com a arte e o artista", explica. Baseada no conceito de arte-educação, desenvolvido pela pensadora pernambucana Ana Mae Barbosa, a visita engloba momentos de ver, aprender sobre a obra, contextualizar, falar e fazer arte.
Como mediadora cultural, Kelly já havia trabalhado em muitos centros culturais de Porto Alegre, como a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), o Museu Iberê Camargo, o Santander Cultural e a Bienal do Mercosul. A partir disso, viu que poderia realizar uma experiência artística extra institucional para crianças. O clube quer duas coisas: "democratizar o acesso à arte e formar públicos de cultura", explica a fundadora. Desde 2013, os grupos de crianças já conheceram o studio da artista Zoravia Bettiol, a galeria Bolsa de Arte, o atelier Jabutipê, o Museu de Arte do Estado e outros.
A participação pode se dar esporadicamente ou por assinatura, ao valor de R$ 50,00 a visita. Segundo Kelly, esta é uma forma de as crianças ampliarem seus repertórios e referências pessoais. "Não só nas obras que elas veem, mas nas propostas práticas que executam", afirma.

Atividades para crianças como foco em negócios

Além de gerir o Clube do Museu e de ser professora concursada, Kelly Martinez mantém o Starte Lab, local que oferece oficinas semanais para crianças e adolescentes, dos 4 aos 16 anos. Tem opções nos três turnos, com aulas de arte, robótica e games. Fica na rua Alegrete, nº 460, bairro Bela Vista, em Porto Alegre.
Compartilhe
Comentários ( 1 )
  1. Vanessa Bastos

    Minha amiga querida de tanto tempo! Aplaudo cada vitória tua! Parabéns mais uma vez!

Artigos relacionados
Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio