Atualização é fundamental

Genaro Galli, da ESPM-Sul, observa grande demanda pela educação continuada

Por JC

Galli diz ser comum profissionais com duas ou mais especializações
O professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) Genaro Galli diz que existe uma grande demanda pela educação continuada por parte de alunos recém-formados e também por profissionais que estão no mercado há mais tempo e querem se atualizar na sua área ou em outras que complementem sua formação. "Nessa era do conhecimento, a atualização é fundamental, e a pós-graduação cumpre muito bem esse papel", afirma ele, ressaltando que é comum profissionais com duas ou até mais especializações em seus currículos.

Continue sua leitura, escolha seu plano agora!

Já é assinante? Faça login

Visão ampliada quedesenvolve a carreira

Pós-graduação atende aos profissionais com perfil híbrido de carreira, diz a consultora Renata Bidone
Enquanto mestrado e doutorado são mais exigidos quando uma pessoa está querendo seguir uma carreira acadêmica, a pós-graduação é considerada uma exigência básica para quem pretende crescer dentro de uma organização. Além do conhecimento técnico propriamente dito, pode ser vantajoso em diversos aspectos. A consultora de Desenvolvimento de Pessoas, Equipes e Lideranças Renata Bidone cita como exemplo o caso de profissionais que queiram uma carreira híbrida, com possibilidade de expansão em outras áreas. "Pode ser um complemento dos atuais conhecimentos, agregando um conhecimento complementar", diz Renata.
A consultora ressalta que este profissional se torna mais completo, com uma visão sistêmica da organização em que está inserido. A partir desses cursos, a pessoa pode ampliar o conhecimento de áreas que, na sua formação de origem, foram visitadas de uma forma superficial. O resultado, segundo a experiência de Renata na área de Recursos Humanos, é um upgrade geral na carreira, tornando o profissional competitivo e disputado no mercado.
O pós também traz uma visibilidade maior e a chance de ampliar o network, com a convivência com aqueles que atuam no mesmo segmento ou mesmo no setor no qual o aluno está de olho. Essa troca em sala de aula acontece tanto com os colegas como com os professores, que, normalmente, são profissionais reconhecidos. "Na sala de aula, eles acabam convivendo com novos cases, práticas e ferramentas de ponta. A teoria aplicada à prática. Esse ambiente pode provocar novas parcerias e negócios. São relações que a pessoa constrói para a vida", analisa.