Consulado dos EUA abre em Porto Alegre no dia 27

Em soft opening desde o dia 5, local já atendeu mais de 500 pessoas

Por Thiago Copetti

Demanda no Rio Grande do Sul está acelerada, informou John Jacobs
Operando em sistema de soft opening (pré-abertura) desde o dia 5 de junho para norte-americanos e desde o dia 8 para cidadãos de outros países, o consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre será inaugurado oficialmente no próximo dia 27. A cerimônia contará com a presença do embaixador norte-americano no Brasil, Michael McKinley, que virá pela primeira vez ao Estado. Em soft opening, o consulado já atendeu mais de 500 pessoas.
De acordo com o porta-voz do consulado na capital gaúcha, John Jacobs, cônsul responsável pelas áreas de imprensa, educação e cultura, a demanda no Estado está acelerada e pode se tornar a unidade com maior número de atendimentos do País. Além de gaúchos, o consulado da Capital já conta com demandas de fora do Estado, como de Santa Catarina, por exemplo. No consulado já trabalham cerca de 50 brasileiros. O número de norte-americanos não é divulgado pelo consulado.
"A próxima data aberta para emissão de visto, no momento, é 27 de julho. Como já havia a perspectiva de abertura do consulado na cidade desde 2015, muitos podem ter esperado para fazer aqui em vez de viajarem para consulados já existentes. Há muita demanda. Nossa meta é ser o campeão de atendimentos no País", diz Jacobs, que, desde 2015, vem se reunindo com diferentes entidades no Rio Grande do Sul, como Fiergs e Ufrgs, como parte do processo de integração com o Estado.
No consulado gaúcho, a responsável geral, inclusive por ações que possam levar ao incremento de negócios entre Rio Grande do Sul e Estados Unidos, é a diplomata Julia Harlan. Além da emissão de vistos, o consulado também será espaço para contatos e reuniões empresariais, de acordo com Jacobs. Em 2016, os Estados Unidos exportou ao Brasil US$ 30,3 bilhões e importou o equivalente a US$ 26,2 bilhões.
Além de incrementar comércio e investimento bilateral, a intenção norte-americana, de acordo com o consulado, também é fortalecer relações entre os dois países pelo turismo e com intercâmbio educacional e cultural.

Como solicitar seu visto

O consulado fica na avenida Assis Brasil, 1.889, zona Norte da Capital. O horário de atendimento para serviços de vistos de não imigrante é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h; para cidadãos norte-americanos, o horário de atendimento é das 13h às 16h.
O primeio passo para solicitar um visto é acessar a página de vistos no site da Missão Diplomática dos EUA - https://br.usembassy.gov/pt/vistos/
Nessa página há uma lista descrevendo os tipos de vistos e um menu de acesso rápido para as duas principais categorias de vistos: vistos de imigrante (para pessoas que pretendem imigrar para os Estados Unidos) e vistos de não imigrante (para pessoas que desejam visitar os Estados Unidos). Neste momento, o aplicante deverá selecionar a opção que corresponde ao objetivo de sua viagem - por exemplo, turismo, estudo ou trabalho.
Antes do comparecimento à seção consular, os solicitantes de visto deverão comparecer ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv), na avenida Carlos Gomes, 1.501. O Casv é um centro contratado pelo governo norte-americano para coletar dados biométricos de solicitantes de visto.
A CSC é uma empresa responsável pelos Casvs e é quem coordena o call center que oferece os serviços como: agendamento de entrevistas, oferecer informações a respeito da solicitação do visto e auxiliar o solicitante com as opções de entrega do passaporte. O telefone da Central de Atendimento em Porto Alegre é: (51) 3500-1460
Solicitantes devem contatar o call center para mais informações sobre a localização e horários de funcionamento dos Casvs, agendamento (Casv e consulado), perguntas sobre o pagamento da taxa MRV e quaisquer problemas técnicos com o site de agendamento.