Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 18 de maio de 2017. Atualizado �s 22h28.

Jornal do Com�rcio

Viver

COMENTAR | CORRIGIR

acontece

Not�cia da edi��o impressa de 19/05/2017. Alterada em 18/05 �s 17h28min

Elementos naturais

AN exposi��o At� Onde Vai o Extenso, obra Vento Cr�dito Dirnei PrateS

AN exposi��o At� Onde Vai o Extenso, obra Vento Cr�dito Dirnei PrateS


DIRNEI PRATES/DIRNEI PRATES/DIVULGA��O/JC
A Galeria Gestual (Lucas de Oliveira, 21) inaugura, neste sábado, a partir das 11h, a mostra Até onde vai o extenso, de Dirnei Prates. Com curadoria de Paula Ramos, a exposição reúne a última produção em fotografia e vídeo do artista, que terá montagem em quatro capítulos independentes, mas formando um conjunto. Compõem a seleção dois vídeos e duas séries de imagens não coloridas.
Em Invisível (imagens com um filtro infravermelho que escurece completamente a visão da lente), o foco são paisagens silenciosas: as montanhas ao longe e as plantas em primeiro plano. Já na série Vento, com um filme instantâneo, Prates registrou morros, plantas e a paisagem que o circundava. Posteriormente, justapôs as fotografias, para criar uma panorâmica formada por fragmentos de lugares diferentes. 
O vídeo Assim por diante I, em plano-sequência, mostra o cume de um morro coberto de vegetação sob chuva. A imagem foi registrada no ano de 2005, em fita VHS, transposta e editada para o meio digital em 2016, mantendo sua baixa definição e ruído de imagem, próprios do formato original. Também em plano-sequência, Assim por diante II mostra um pássaro no alto de um galho de árvore, sob vento. Este foi captado um ano depois, sob o mesmo formato e tratamento. 
"Variação a partir de Guimarães Rosa, o título da mostra sugere algo afirmativo, seguro, categórico. Ledo engano. Como as imagens atestam, em seus paradoxos, tensões e desassossegos, o extenso se dilata, irrompe, surpreende. Tal como na vida", escreve a curadora. Até onde vai o extenso ficará em cartaz até 10 de junho. A visitação gratuita ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; e aos sábados, das 10h às 14h.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia