Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 29 de maio de 2017. Atualizado �s 22h35.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

M�sica

Not�cia da edi��o impressa de 30/05/2017. Alterada em 29/05 �s 16h52min

Grupo norte-americano 10.000 Maniacs se apresenta em Porto Alegre

Banda 10.000 Maniacs � atra��o no pr�ximo s�bado na Capital

Banda 10.000 Maniacs � atra��o no pr�ximo s�bado na Capital


DON HILL/DIVULGA��O/JC
A semana promete um retorno à década de 1990, marcada por hits do grupo norte-americano 10.000 Maniacs - os músicos se apresentam em Porto Alegre no próximo sábado, às 21h, no Auditório Araújo Vianna. Os ingressos custam entre R$ 110,00 e R$ 380,00, à venda na bilheteria do Teatro do Bourbon Country ou pelo site www.ingressorapido.com.br.
Com o celebrado MTV Unplugged, lançado em 1993, a banda ganhou o mundo - um dos motivos é a canção Because the night, que tocou muito em rádios e na emissora musical por meses a fio. Na época, a vocalista era Natalie Merchant, que logo após sairia para carreira solo.
O 10.000 Maniacs que chega à capital gaúcha tem Mary Ramsey (voz e viola), Jerome Augustyniak (bateria), Dennis Drew (teclados e vocais), Jeff Erickson (guitarra e vocais), Steven Gustafson (baixo) e John Lombardo (guitarra e vocais) na formação atual.
Eles apresentarão o show Playing Favorites, ou seja, um repertório dos grandes sucessos. "Realmente são nossas músicas prediletas. Elas, frequentemente, têm uma ótima recepção pelo público", explica Drew, um dos fundadores.
Playing Favorites foi lançado em junho de 2016. Gravado em Jamestown em frente a uma entusiástica plateia, o álbum reúne uma coleção com 14 clássicos da banda ao vivo - além de Because the night, contém These are days, Hey Jack Kerouac, Trouble me, What's the matter here e Like the weather.
Apesar do sucesso mundial relativamente recente, o grupo começou em 1981, em Nova Iorque, com o nome de Still life. Juntos com outros artistas como R.E.M. e The Replacements, o 10.000 Maniacs ajudou a definir o chamado college rock e integrou a primeira leva de bandas do rock alternativo com seu pop consciente e sua estética renovadora.
A mudança começou para valer com o terceiro álbum - In my tribe, um registro mais pop-rock orientado lançado em 1987 -, subiu rapidamente nas paradas e lá ficou por 77 semanas. Depois, o próximo trabalho, Blind man zoo, de 1989, chegou a ser o nº 13 nas paradas e ganhou o disco de ouro, aumentando ainda mais a fama do grupo.
Em 1991, durante as gravações do novo álbum, Natalie revelou aos outros membros que ela sairia do grupo para uma carreira solo no prazo de dois anos. O trabalho, Our time in Eden, foi lançado em 1992. Um ano depois, a banda tocou no MTV Inaugural Ball para o presidente Clinton em janeiro e para o MTV Unplugged em abril - o trabalho foi lançado em agosto e liderou as paradas mundiais.
No início de 1994, os membros remanescentes da banda (Augustyniak, Buck, Drew e Gustafson) chamaram John Lombardo e Mary Ramsey (que haviam formado um duo justamente chamado John & Mary) para se juntar à banda. Renovados, começaram a apresentar material novo quase que imediatamente.
Em 2000, Buck morreu de insuficiência hepática com 42 anos. Abalado, o grupo parou por cinco anos. Em fevereiro de 2015, voltaram ao estúdio para produzir um novo álbum, Twice told tales, uma coletânea de canções folclóricas das ilhas britânicas lançada naquele ano.
Animado, Drew avisa que "idade não importa", referindo-se à longa trajetória. "Esperamos que o público seja atingido pela força das canções e a qualidade dos músicos, independentemente da idade."
Drew estabelece uma comparação da banda com o vinho. "Somos como vinho bom - quanto mais tempo, melhor. Desenvolvemos sabores profundos e mais intrincados. Estamos completamente livres de pretensão ou medo - nós tocamos livres, intuitivamente", ressalta.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia