Bárbara Freiris, gerente de multiplicadores da Endeavor, durante agenda na Capital
Bárbara Freiris, gerente de multiplicadores da Endeavor, durante agenda na Capital Foto: MARCELO G. RIBEIRO/MARCELO G. RIBEIRO/JC

É hora de focar nas scale-ups. Você sabe o que são?

O termo identifica empresas que apresentam alto ritmo de crescimento e escala

Tanto o termo quanto o conceito de startup já estão bem consolidados no Brasil. Há diversos novos negócios surgindo e sendo estimulados de diversas maneiras, seja através de investidores, programas de incentivo ou exposição na mídia. A Endeavor, agora, quer que a ideia de scale-ups (empresas que apresentam alto ritmo de crescimento com base, fundamentalmente, em um modelo de negócios escalável) passe a receber mais atenção.
"Vimos que, apesar da relevância do tema, os estudos existentes no mundo ainda trazem divergências conceituais e um certo distanciamento da prática vivida pelos empreendedores. Sobretudo em um contexto de crise e desemprego, é preciso desmistificar o assunto e produzir conhecimento sistemático para que seja possível mapear, continuamente, de que forma o ecossistema empreendedor pode trabalhar para estimular as scale-ups e o crescimento de empresas no Brasil", diz Bárbara Freiris, do setor de Relacionamento com Multiplicadores da Endeavor.
Por isso, a instituição lançou um material em parceria com o Insper (instituição de ensino superior brasileira), com o objetivo de produzir conhecimento e direcionar políticas públicas relacionadas às scale-ups.
"A primeira entrega desta iniciativa foi um white paper que propõe uma definição inédita para as scale-ups, além de discutir questões que impactam no crescimento", detalha Bárbara.

Para saber sobre esse conceito

Scale-ups são organizações que aumentam sua atividade (produção, vendas) sem que os custos cresçam no mesmo ritmo. Com isso, elas não apenas geram empregos, mas trabalham para ganhar eficiência.
Ainda não há na literatura acadêmica uma definição precisa do que são, efetivamente, scale-ups, algo que dificulta o debate sobre o tema e a adoção de medidas efetivas para estimulá-las.
Se você quer saber mais, faça o download do white paper Empresas de Alto Crescimento e o Desafio de Scale-up: onde estamos e para onde podemos ir, no link info.endeavor.org.br/whitepaper-scale-ups.
 INVESTIMENTO - CRESCIMENTO - LUPA - DIVULGAÇÃO STOCKPHOTO
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio