A Renner de Galló

É em épocas de crise que a Renner cresce. A frase, dita numa entrevista em 2005 pelo presidente da Lojas Renner, José Galló, nunca saiu da cabeça do governador José Ivo Sartori (PMDB), que a evocou no discurso que fez na inauguração do novo centro administrativo da empresa (matéria nesta edição)

Por

PG3 Renner inaugura ampliação da sede administrativa na avenida Joaquim Porto Vilanova, 401, bairro Jardim do Salso na foto: José Ivo Sartori (E), José Galló, Osvaldo Burgos Schirmer e Nelson Marchezan Jr., e detalhe da placa comemorativa
É em épocas de crise que a Renner cresce. A frase, dita numa entrevista em 2005 pelo presidente da Lojas Renner, José Galló, nunca saiu da cabeça do governador José Ivo Sartori (PMDB), que a evocou no discurso que fez na inauguração do novo centro administrativo da empresa (matéria nesta edição). Além de Sartori, o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) também esteve lá. A frase da pedra fundamental explica como ela chegou lá pelas mãos de Galló.

Tudo ou nada

A Lei da Terceirização está levando pau de tudo quanto é jeito. Querem emprego formal pleno. Com essa crise, é como dizer que preferem emprego nenhum a terceirizá-lo. Só a ampliação do trabalho temporário para seis meses prorrogáveis por mais três deve reduzir muito o estoque de desempregados.

A volta do baby beef

Os governos do casal Kirchner liquidaram com a exportação da carne argentina, que tinha uma história de mais de 100 anos, que incluía a conquista de mercados europeus e ser sinônimo de qualidade ímpar. Este lugar foi ocupado pelo Uruguai. Com o presidente Mauricio Macri, a Argentina volta a ser player de respeito no mercado internacional. E tem brecha na vaga brasileira.

Prestígio internacional

O Hospital São Lucas da Pucrs recebe, dia 27, às 9h45min, a visita de Robert Alter, especialista em tumores do trato urogenital e de cabeça e pescoço do John Theurer Center, em New Jersey, Estados Unidos. Alter participará de uma ampla discussão sobre a imunoterapia. Aberto para a comunidade médica.

Presente Itaú

Presente do Itaú para a população no aniversário de Porto Alegre, domingo. Todas as viagens de até 60 minutos realizadas com as bicicletas do projeto Bike PoA não serão tarifadas desde que entre uma viagem e outra tenha um intervalo de pelo menos 15 minutos. Além disso, as bikes também vão amanhecer com buquês de flores em suas cestas, informa Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais e Governamentais do Itaú Unibanco.

A transformação I

Para entender a origem da invasão de camelôs e ambulantes que não ambulam no Centro Histórico de Porto Alegre, é preciso voltar ao início dos anos 2000, quando começou a expulsão da classe média e o definhamento das lojas de grife. O comércio informal só podia atuar na Rua da Praia depois das 19h, e mais na parte da esquina com a rua General Câmara/Praça da Alfândega.

A transformação II

Além das exceções, Páscoa, Natal etc., nova antecipação veio em seguida, para as 18h, depois 17h, e depois o dia inteiro, com evidentes prejuízos para o comércio formal. Exceções, no Brasil, sempre viram regra. Aí tudo fugiu ao controle, até que o prefeito José Fogaça (PMDB) os transferiu para o Camelódromo, ainda na década passada. Mas na gestão José Fortunati (PDT), tudo voltou a ser como antes.

Os meus verdes anos

Neste domingo completo 245 anos. Quando eu era mais jovem, em 1970, a frota de automóveis não passava de 40 mil. Dava para ir do Centro a Ipanema em 10 minutos, porque só havia duas sinaleiras no caminho. Até então, as famílias tinham casa de veraneio em Ipanema, Vila Assunção e adjacências, e as usavam nos meses quentes. A Nilo Peçanha não existia, era estrada de chão batido. Era mato. O orgulhoso Quarto Distrito tinha vida própria, Carnaval, Natal e até um vereador cativo, Aloísio Filho. Os bar-chopes nos bairros fervilhavam de gente, depois mortos por falta de estacionamento. A Rua da Praia tinha tanto movimento que o Café Rihan, hoje Panvel do Calçadão, vendia 5 mil cafezinhos por dia. Ainda sou bonita, me dizem, mas perdi minha juventude entre o final dos anos 1960 e início dos 1970. Aí todo mudou. Foi então que perdi minha inocência. Como era verde meu vale.

Miúdas

POLÍTICA do coitadismo é a maior praga das administrações públicas. Contempla uma minoria e rebenta a maioria.
SINDILOJAS Porto Alegre realiza o Café com Lojistas dia 29/8h30min na Fundação Iberê Camargo.
URBANISTAS diziam que uma cidade só era administrável até 700 mil habitantes. Depois, não.
QUANDO lembramos que somos todos loucos, o mistério desaparece, e a vida fica explicada (Mark Twain).