Maior avião comercial inclui São Paulo na rota de novos voos

Por

Airbus 380 da Emirates Airlines chega para ocupar espaço aberto com fim dos voos da Etihad Airways
O maior avião comercial do mundo, o Airbus 380, pousou na semana passada no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. O evento marcou o início de voos diários do Airbus 380 pela América Latina, uma aposta na recuperação econômica dos consumidores brasileiros.
Dezenas de curiosos esperaram a chegada do avião nas grades do Terminal 3, onde há vista para a pista de aterrissagem. O Airbus 380 substituirá o Boeing 777 nas rotas da companhia árabe Emirates passando por Casablanca (Marrocos), Tóquio (Japão) e São Paulo.
A nova aeronave proporciona um ganho de 38% na quantidade de assentos. As três cidades receberam aviões Airbus 380 no domingo, 26 de março, para comemorar os lançamentos das novas rotas. Os prefeitos de São Paulo, João Doria, e de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, conhecido como Guti, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, compareceram ao evento, recebendo o Airbus em São Paulo.
A Emirates se beneficia da saída do mercado brasileiro da Etihad Airways, que encerrou os voos para o Brasil em novembro de 2016. Agora, a companhia é a única a operar a rota de São Paulo-Dubai (Emirados Árabes Unidos).
"Há um interesse claro dos Emirados Árabes em relação ao Brasil, enxergando uma perspectiva de crescimento econômico no nosso país em 2018", afirmou Doria. O prefeito paulistano viajou para Dubai em fevereiro passado.
Segundo a direção do aeroporto de Guarulhos, um quarto dos passageiros que embarcam na Emirates em São Paulo tem Dubai como destino final; a maioria faz uma escala no Oriente Médio e segue para outros destinos, especialmente para o Japão e a China.
O Airbus 380 da Emirates atende a mais de 40 países. Com dois andares e capacidade para 491 passageiros, o avião é conhecido por seus serviços de luxo. Na primeira classe, há um restaurante, suítes privativas e duchas.
O aeroporto de Guarulhos tem capacidade para receber o Airbus 380 desde 2015, quando foi finalizada uma obra que alargou em 15 metros o acostamento da pista de pouso. A adaptação foi uma exigência do contrato de concessão do aeroporto para a iniciativa privada.

Gol usa tecnologia e eleva em 5% o total de assentos

A Gol anunciou a utilização de novas tecnologias de configuração da cabine e dos assentos para reprogramar a sua frota de novas aeronaves 737 MAX-8 e aeronaves Boeing 737-800 Next Generation (NG). Com as modificações, a Gol vai aumentar o número de assentos em 5%, passando dos atuais 177 para 186 assentos.
A nova configuração, segundo um comunicado da empresa enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), será concluída até julho do ano que vem, mas manterá os espaços Gol Conforto em toda a frota que opera os voos domésticos.
Esses assentos especiais, são oferecidos a um preço maior do que pagam os outros passageiros que ocupam espaços normais durante as viagens.
A distância entre as poltronas do espaço Gol Conforto é de 34 polegadas de pitch (o equivalente a 86,3 centímetros), e a reclinação permitida pelo encosto é 50% maior. Em todos os voos internacionais também são oferecidos os assentos de classe Gol Premium, que permitem mais conforto aos passageiros.
Atualmente, a Gol possui uma frota de 93 aeronaves Boeing 737 do modelo 800 NG e 28 do modelo 700 e, apesar de priorizar os voos nacionais, com mais de 60 destinos, está investindo em rotas para América do Sul e Caribe, Miami, Orlando e Nova Iorque. "Com essa reconfiguração, o 737-800 NG reduzirá o custo operacional e terá o mesmo custo por assento que o modelo A320neo, considerando as etapas médias atuais da maioria das rotas domésticas e da América do Sul", informou a empresa.