Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 14 de fevereiro de 2017. Atualizado �s 15h07.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

Audiovisual

Not�cia da edi��o impressa de 14/02/2017. Alterada em 13/02 �s 17h01min

Seriado infantil Turma 5B � gravado no Col�gio Marista Champagnat

Encerradas no �ltimo domingo, filmagens do seriado Turma 5B, produ��o da Prana Filmes, tiveram como loca��o o Col�gio Champagnat

Encerradas no �ltimo domingo, filmagens do seriado Turma 5B, produ��o da Prana Filmes, tiveram como loca��o o Col�gio Champagnat


JONATHAN HECKLER/JC
Luiza Fritzen
Três turmas, professores ensandecidos, alunos rebeldes e bagunceiros e uma escola de pernas para o ar. Esse é o pano de fundo de Turma 5B, série dirigida por Iuli Gerbase, com produção da Prana Filmes. Voltado ao público infantil, o programa conta a história de uma turma baderneira do 5º ano do Ensino Fundamental e a chegada de um orientador que tenta colocar o colégio em ordem.
O enredo parece simples, mas os diálogos e atuação das crianças valorizam o seriado. Quando os professores chegam ao limite com o comportamento da 5B e decidem se demitir em massa se a situação não mudar, a diretora Adelaide resolve procurar ajuda. É em meio a esse ambiente caótico que Ricardo, o novo conselheiro educacional, chega à escola e precisa inventar soluções para corrigir esses alunos.
A divisão das turmas em três grupos se dá por personalidade, que fica implícita até na cor do uniforme que cada turma usa. "Quis pegar esse momento tão polarizado e também brincar com a situação de hoje em que temos muitas discussões e brigas sobre qualquer assunto", explica Iuli. A 5A é a turma mais arrogante, com alunos que se acham superiores aos outros da escola. Já a 5B é a mais bagunceira e questionadora, restando para a 5C ser "paz e amor", não se metendo em brigas nem incomodando os professores.
O roteiro foi escrito pela própria Iuli em parceria com Luís Mário Fontoura e Tatiana Nequete. A diretora, que já trabalhou com pequenos no curta-metragem infantil Pierre e a mochila, conta que sempre quis fazer uma série com crianças dessa idade. "A ideia era mostrar o período entre os 10 anos, que é quase o fim da infância, quase adolescência, em que elas são espertas, mas ainda têm ingenuidade e a graça de ser criança." Com 13 episódios de aproximadamente 13 minutos, o projeto foi aprovado no edital do Fundo Setorial do Audiovisual e deveria ser exibido na TVE. Porém, o destino da série segue indefinido em função da extinção da Fundação Cultural Piratini pelo governo estadual.
Fugindo do aspecto de programa educativo, Iuli explica que o intuito era fazer com que em cada episódio os pequenos espectadores aprendessem alguma coisa, mas que isso ocorresse de forma divertida, não didaticamente. Entre as referências para a criação do roteiro, Iuli cita os filmes O pequeno Nicolau e Mafalda e desenhos que marcaram sua infância, como Hey Arnold! e Doug. "Eu vejo muito desenho infantil e gosto desses com crianças espertas, apesar da pouca idade, e com grupos de amigos", conta a diretora.
Ao todo, 4 mil crianças fizeram o teste para a série. Trinta delas foram selecionadas e nove protagonizam a produção. Helena Becker, Ryan Telles, João Kowal, Isadora Souza e Thayse Trindade explicam, respectivamente, quem são seus personagens: Lisa é fofa, Chico é mais nerd, Jorge é mauricinho e estúpido com os outros, Susi é patricinha e, Melissa, a esportista, sua melhor amiga. A série traz também os rebeldes Rita, Fabinho, Afonso, Jorginho e Miguel Granola.
A produção levou dois meses de reuniões e ensaios para preparar os atores e 30 dias de filmagens no Colégio Marista Champagnat (escolhido por ter detalhes específicos para as gravações, finalizadas no domingo). Para as crianças, os aprendizados no set de filmagem são muitos, como deixar as diferenças de lado, não fazer bullying, respeitar os adultos e a vez do outro, mas o que eles gostam mesmo é da bagunça. Com a falta de programas protagonizados por crianças, a importância de se verem representados nas telas é citada por todos, que estão ansiosos para que o seriado seja um sucesso.
Filha do cineasta Carlos Gerbase e da produtora Luciana Tomasi, Iuli não se preocupa em ser comparada com os pais, que nunca trabalharam com produções infantis. "Acho que se distancia bastante a minha obra da dele e o bom é que, por ver eles trabalhando quando criança, não criei muitas expectativas sobre o cinema, sempre soube que era difícil e não fiquei iludida."
Turma 5B conta ainda com Bruno Polidoro na fotografia e Ana Júlia Fortes na direção de arte. O desfecho da série pode ser acompanhado na página da produção no Facebook: www.facebook.com/turma5b.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Marcio da Silva Trindade 14/02/2017 15h11min
Sou pai da Thaise Trindade (melissa) estamos tds em casa muito ansiosos pela estreia nas telas.