Deborah Villela comanda um programa de rádio que estimula o empreendedorismo Deborah Villela comanda um programa de rádio que estimula o empreendedorismo Foto: FREDY VIEIRA/JC

Incentivo à inovação na Procergs

Deborah Pilla Villela é diretora vice-presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). Formada em análise de sistemas, ela foi Secretária Municipal de Inovação e atualmente também é a apresentadora do programa de rádio web, Hashtag Inovação. Gravado todas as quartas-feiras, vai ao ar na terça-feira seguinte.
Deborah conta que a atração, iniciada no fim de 2016, tem como foco a tecnologia, inovação e empreendedorismo. A rádio faz parte do Plano Estratégico de Inovação (PEI) do governo do Estado, que visa aplicar inovação aos processo de governo visando transformar o serviço público e beneficiando o cidadão. "São várias atividades e ações que estão sendo feitas. A rádio é apenas uma delas", assegura.
Disponível para mais de 350 transmissoras do Estado, o Hashtag Inovação conta sempre com três convidados - de diferentes áreas, não apenas tecnologia. "Procuramos ter alguém da área pública, da área privada, da universidade e alguém da área social. Porque aí a gente consegue um programa diverso, que possa misturar", ressalta ela.
Até agora foram mais de 10 programas e mais de 30 convidados para os debates.
Apesar do formato "mesa redonda" com especialistas, Deborah garante que é uma conversa leve, na qual ela, como apresentadora, se preocupa em destrinchar os termos mais técnicos que possam aparecer. "Claro que buscamos, junto com os convidados, traduzir as palavras mais técnicas porque o público não é específico. E a ideia é justamente essa, que não seja só o público de tecnologia", aponta.
A ideia partiu de um conjunto de colaboradores. "É uma parceria da Secretaria de Comunicação e da Procergs. Quem coordena é a Sabrina Thomazi e o Rodrigo Bandarra", destaca.
A escolha dos convidados se dá pela tônica do programa. "O que a gente quer aqui é achar soluções, inspirar e mostrar o que está sendo feito no governo também", esclarece. O programa em si, depende dos participantes, segundo Deborah. "São pessoas escolhidas a dedo e que podem fazer a diferença na vida dos ouvintes, podem inspirar. Extraímos dos convidados o que eles têm de mais novo. Então, ele (o programa) não é só para dentro do governo, mas a ideia é que ele tenha um papel para fora também."
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Mostre seu Negócio