Os sócios Alice, Victor e Luiz comandam a produção personalizada Os sócios Alice, Victor e Luiz comandam a produção artesanal Foto: JC

Marca produz bicicletas artesanais sob medida

A equipe da Spino trabalha na zona Sul de Porto Alegre

É isso mesmo: você chega na Spino e conversa com os sócios Luiz Assis Brasil, 30, Alice Albuquerque Oliveira, 25, e Victor Rosito, 28, sobre qual a bicicleta você sonha em ter para usar no dia a dia. A partir daí, os três somam esforços para que, de quatro a seis semanas, você saia pedalando.
"O que nos une especialmente é o conceito, de uma marca que transcende o produto em si, que busca o ciclismo enquanto estilo de vida", afirma Luiz que, como os demais, acredita no poder de impacto e mudança social que a bicicleta tem. "A relação com a cidade muda sensivelmente", opina Victor.
Pauta do GeraçãoE com os sócios da Spino Bike, empresa que faz bicicletas sob medida.
A história começou quando, em 2014, Luiz restaurou e montou uma bicicleta para uso próprio com um quadro antigo, e passou a prestar este serviço para outras pessoas. Como ele estava longe de ser o único na cidade a fazer isso, os quadros antigos começaram a ficar escassos. Foram oito meses gastando tempo e dinheiro na tentativa de produzir a primeira estrutura. Até que decidiu estudar com quem realmente entende do assunto, na United Bicycle Institute, em Portland, Estados Unidos. Lá, encontrou inspiração em outras marcas artesanais - uma vez que no Brasil é raro que as pequenas empresas produzam os quadros das magrelas. Tanto que, chegando aqui, foi preciso construir as próprias ferramentas, caras quando importadas.
Este fator, segundo Luiz, freia o mercado de bicicletas artesanais no País. "Tem muitas coisas que aprendemos sozinhos, investigando e refinando nossos processos, e que estão no padrão de boas bicicletas no mundo", diz.
Com chassi seriado feito de aço nacional, a produção se adapta de acordo com o corpo, o tipo de uso e a identidade que a pessoa quer imprimir - um design mais retrô ou ultramoderno, por exemplo. "A cocriação é constante. O cliente participa, acompanha do projeto à execução", conta Alice, que é designer, responsável por dar a identidade aos produtos da Spino e administra as mídias. Hoje, o modelo mais simples de uma bicicleta do grupo sai por R$ 1.980,00. As de alta performance, ideais para competições, iniciam em R$ 3.600,00.
Pauta do GeraçãoE com os sócios da Spino Bike, empresa que faz bicicletas sob medida.

BOM SABER

Dado interessante: o Brasil é o quarto maior fabricante de bicicletas do mundo, atrás das asiáticas China, Índia e Taiwan, que juntos detém 80% da produção mundial. Segundo dados da Abraciclo, a volume da frota nacional das bikes é de mais de 70 milhões de unidades.
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( 1 )
  1. Fernanda

    Fiz um projeto de uma bike com a Spino e posso dizer: eles transformam tuas ideias e sonhos em realidade. Cada projeto tratado como nico e o cliente acompanha cada escolha, cada etapa. o uso que ele vai fazer e as suas necessidades que so levadas em conta. Asseguro que ser uma experincia nica e voc ter a melhor bicicleta para voc

Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio