Pente-fino do INSS atingirá 208 mil gaúchos

Novo levantamento sobre auxílio-doença e aposentadoria por invalidez aumentou o número de convocados

Por Guilherme Daroit

Revisão dos benefícios já alcançou 2,01 milhão de pessoas no País
A segunda fase do pente-fino do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) sobre os beneficiários de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez atingirá mais gaúchos do que o previsto anteriormente. Na última segunda-feira, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), pasta que comanda o órgão, recebeu o novo levantamento do total de pessoas que se enquadram nas regras e aumentou o público-alvo no Estado, que chegará a 208.622 pessoas.
Entre quem ganha o auxílio-doença, o número de atingidos no Rio Grande do Sul aumentou de 87.539 para 113.732. Mesmo caindo entre os aposentados por invalidez, de 95.889 para 94.890, o total ainda teve um aumento considerável, já que, inicialmente, a previsão era de pouco mais de 180 mil gaúchos no pente-fino. A mudança, porém, já era esperada. "Encaramos com total naturalidade, pois já esperávamos que houvesse o que aconteceu, um aumento entre os beneficiados com o auxílio-doença e a estabilidade entre os aposentados", diz o secretário executivo do MDSA, Alberto Beltrame.
O crescimento do escopo se deu porque o levantamento anterior era ainda da primeira fase do pente-fino, em julho de 2016. Desde lá, porém, muitos benefícios completaram dois anos - tempo mínimo exigido para que se enquadre na convocação. Ao mesmo tempo, alguns aposentados completaram 60 anos, idade a partir da qual a nova perícia deixa de ser exigida, e saíram do alvo. No País todo, o número de pessoas atingidas também subiu, de 1,7 milhão para 2,01 milhões (840 mil beneficiários do auxílio-doença e 1,178 milhão aposentados por invalidez).
Nos próximos dias, segundo Beltrame, a pasta concluirá a extração desses dados por segmentos de idade e de tempo de benefício, que determinarão o cronograma das convocações. Até o fim de janeiro, devem começar a ser emitidas as cartas de convocação. Como há perícias marcadas ainda da primeira fase, o pente-fino já está ocorrendo desde o início da semana. Na segunda-feira, foram realizados 1,4 mil atendimentos no País.

PENTE-FINO DO INSS

  • Público-alvo: beneficiários de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez há mais de dois anos.
  • Contingente Brasil: 840 mil pessoas (auxílio-doença); 1,178 milhão de pessoas (aposentadorias por invalidez).
  • Contingente RS: 113,7 mil pessoas (auxílio-doença); 94,8 mil pessoas (aposentadorias por invalidez).
  • Cronograma: os beneficiários serão convocados por ordem inversa de idade; os mais novos primeiro.
  • Forma de aviso: o INSS enviará cartas convocando os beneficiários. Quem não as receber será convocado via editais em jornais.
  • Procedimento: o convocado terá cinco dias para agendar, por telefone, uma data para a perícia. Se não o fizer, seu benefício será bloqueado por 30 dias. Depois disso, cancelado.